sábado, 25 de junho de 2011

Cinema em francês???

Salut pessoas!!!

Feriado em casa, sem poder viajar por que tem que economizar pra por em pratica o Projeto Supernova, dá nisso!!! Quando o assunto é A Saga Twilight minha idade mental passa para 13 anos, assumo, mas adoro os livros, li devorei todos em inglês e tenho todos os filmes aqui em casa! Sim, estou em contagem regressiva pro dia 18/11 quando será lançada a primeira parte do Breaking Dawn. 

Mas enfim, em minhas andanças ontem pela net, encontrei o site oficial quebecois para cada um dos filmes da saga! Tem traillers e trechos dos filmes, tudo dublado em francês do Québec! Sempre odiei filmes dublados, e não significa que eu tenha gostado desses, pelo contrário continuo detestando dublagem seja em português, francês ou qualquer outra língua. Mas achei interessante assistir os filmes de novo pela 20 vez cada só pra treinar a compreensão auditiva, já que conheço todos os diálogos de trás pra frente, de frente pra trás, etc.   

Pra quem tiver interesse, to colocando os links:





A propósito, alguém sabe como funcionam os cinemas na cidade de Québec??? Pelo que tenho visto, 90% das salas são dubladas em francês e é bem dificil achar sessões com o áudio original e em Montreal a variedade é maior, mas ainda assim a maioria é em francês. Se alguém souber nos avise por favor!

E aos nossos leitores não-fans e principalmente aos homens, desculpe pelo post totalmente menininha adolescente!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Preparativos para a viagem - As Passagens Aéreas

Salut pessoas!!!!

Como muita gente tem nos perguntado, vamos falar nos próximos posts sobre como tem sido o planejamento para a nossa mudança ainda com o visto temporário, para finalizar o processo de RP no Canadá.

Bom, começamos o nosso planejamento com um item que para nós era o mais "delicado" num primeiro momento: Passagens aéreas.

Precisávamos fechar as passagens o mais rápido possível, pois vamos com milhas, e quem tem programa de milhagem sabe que passagem de milha acaba rapidinho! Como trabalhei por um tempão em um banco americano em SP, e este banco oferece para os clientes e funcionários um cartão de crédito que tem um programa de milhagens muito bom que pontua 1,3 milhas por dolar gasto, tínhamos uma quantidade razoável de milhas que nos deixava viajar sem pagar nada, por isso a correria! O programa é o AAdvantage, que acumula milhas da American Airlines. E como já temos o visto americano, não seria nenhum problema ir de AA, que faz escala no USA.


O voo que conseguimos é São Paulo - Miami - Montreal, sendo que o tempo de espera em Miami é de 4 horas. Um dia antes de fecharmos tinha um voo com espera de apenas 2 horas em Miami, que era o nosso preferido, mas de um dia pro outro já não tinha mais, infelizmente. Mas tudo bem, vamos pensar que é melhor a gente ficar lá esperando um pouco mais do que correr o risco de atrasar por qualquer motivo!


Ah, e só um parêntesis aqui: Quem tiver como tirar o visto americano ainda aqui no Brasil, não espere muito não. Já dá pra ir providenciando desde agora, por que tenho a impressão que tirar lá de fora é mais complicado e a espera aqui no Brasil tá em torno de 3 meses! Sem contar que tem muita promoção de passagem aérea por empresas americanas!

Mas enfim, voltando ao nosso planejamento. Como nós dois vamos de milhas, não dava para perder essa beneficio, e desta forma, nosso planejamento ficou meio que preso às datas de voos. Nossa ideia era inicialmente irmos em Outubro, mas sei lá por que motivo não consegui achar nenhuma passagem para Outubro, mas para Agosto e Setembro tinha algumas datas disponíveis, vai entender! Dai, resolvemos fazer a reserva do aéreo numa data que imaginávamos coincidir +/- com outros pontos chave do nosso planejamento (curso de francês e aluguel) e começamos a correria para definir as outras coisas dentro dessa data.

Um detalhe que vale mencionar é que neste momento ainda não estávamos com o visto temporário, que, diz o consulado, que só pode ser solicitado 90 dias antes da viagem, mas não achei nada "oficial" escrito sobre isso, e além de tudo o visto nos dá 180 dias para entrar no país... vai entender!!!

Enfim, com o aéreo definido e consequentemente a data da nossa partida, começou a nossa correria para definir o próximo item: Curso de francês, para nos liberarem a carta de aceitação e só assim solicitarmos o visto temporário. No próximo post a gente conta como foi essa definição.

A bientôt.

domingo, 12 de junho de 2011

Guia Mieux vivre

Salut pessoas

Não sei se vocês já viram isso, eu pelo menos não conhecia. O Mieux vivre avec notre enfant de la grossesse à deux ans é um guia super completo para casais grávidos, casais tentantes e mesmo para aqueles que vão chegar com filhos pequenos. Fala sobre tudo, gravidez, partos, alimentação dos babies, saúde e etc. Interessante para nós que teremos os herdeiros por lá!




O site disponibiliza um pdf com o guia completo ou também separado por capítulos, mas para quem, assim como eu, adora ter livros grandes e bonitos em casa, enfeitando a estante, também pode encomendar, só que neste caso tem um custo de CAD 19,95, e é só para quem já está no Québec.

Eles também disponibilizam a versão em inglês.

Vale a pena dar uma olhadinha ou guardar o link pro futuro!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Novidades!


Salut pessoas!!!

Para tudo! É isso mesmo que vocês viram, temos novidades! Não, nosso pedido de exames não saiu, ainda não somos residentes permanentes, não recebemos nenhuma proposta de emprego e nem desistimos de imigrar! Mas vamos contar o que acontece, só estava esperando as coisas darem certo para espalhar a noticia.

Temos percebido que hoje nosso maior investimento aqui no Brasil é com o curso de francês. Estamos gastando um valor considerável e nas ultimas semanas, seja pelo cansaço, preguiça ou qualquer outro motivo, vimos que nosso aproveitamento caiu um pouco. Isso nos fez pensar se vale a pena mesmo continuar com este investimento que tem trazido pouco retorno apenas pelo simples fato de manter o contato com o idioma aqui no Brasil, ou se valeria mais a pena se preparar para o futuro no Canadá de uma maneira mais concreta, ou seja, aprendendo o idioma de verdade, que na minha opinião e por experiência própria, a melhor maneira de aprender e ganhar fluência em um idioma é com imersão!

E foi isso que decidimos. Inspirados pelo blog Chuck & Sarah au Quebéc, resolvemos que vamos estudar francês em Montreal (inicialmente) e terminar o processo de RP por lá.

Fizemos a nossa matricula em um curso de francês (particular) em Montreal, pelo período mínimo de 4 semanas, para dar um suporte melhor para o pedido de visto de turismo, chamado de Residente Temporário (Cursos de até 6 meses não dão direito ao visto de estudante). Chegando em Montreal, faremos logo de cara a matricula na francisação parcial presencial que é permitida para quem já tem o CSQ, mas ainda não tem a documentação de RP. Vamos aproveitar também e conhecer as cidades e fazer uma boa pesquisa de campo sobre o lugar onde iremos nos instalar “definitivamente”.

A nossa decisão contou com um grande planejamento, não só financeiro, mas também de datas e prazos, que foi um dos fatores determinantes! Já pensávamos em passar um tempo lá apenas estudando para melhorar o idioma e focar na busca do emprego só depois quando estivermos bem preparados e isso só vem a ser parte do que já pretendíamos fazer.

Dai, analisando os processos que estão sendo finalizados no momento, vimos que a média de tempo está em torno de 12 a 14 meses, (pelos processos que temos acompanhado pela comunidade do Orkut), com uma previsão do consulado de finalização em 12 meses para a próxima leva de exames, apesar de não acreditar mais no que a Maura diz. Enfim, como nosso processo federal foi aberto em Novembro de 2010 e o visto de RT tem uma validade de 6 meses. Consideramos que chegando no Canadá +/- em Setembro, ainda assim teremos um tempo razoavelmente bom para finalização do processo de RP por lá, com o visto temporário em dia. Sem contar, que caso o pessoal do consulado resolva parar todos os processos e demorar um pouco mais na emissão dos vistos, a gente também consegue pedir uma extensão do nosso visto mesmo estando no Canadá, informações oficiais sobre extensão do visto estão aqui! E, como temos que pensar em todas as possibilidades possíveis e imagináveis, se até março de 2012 nosso visto de RP ainda não der sinal de vida e a extensão não for aprovada, a gente volta e espera mais um pouco aqui. Mas pelo menos voltaremos mais bem preparados no idioma do que estamos hoje.

Enfim, então finalmente segunda feira fomos até o consulado buscar os nossos passaportes com o visto temporário emitido!!!!

Agora estamos definindo os outros detalhes, como locação do apartamento, seguro saúde, resolvendo as nossas coisas por aqui, por que embarcamos dia 30/08!!!! EEHHHH!!!!


A única coisa no processo federal que nos prenderia aqui por mais tempo seria se o pedido de exames médicos saísse até o dia 30/08, o que eu acho muito difícil. Caso contrario, os planos se mantém e dia 31 de Agosto chegaremos em Montreal!  


Enfim, é isso pessoal. Sentimos que estamos perdendo tempo aqui e as vezes até um pouco de dinheiro, pela questão do progresso demorado do francês, dai, vamos correr atrás do prejuízo, já que o federal não tem ajudado muito. E agora depois dessa decisão, as coisas ficaram tão mais próximas e tangíveis, já que temos uma data, que estamos até mais animados! E é isso, essa é a nossa novidade. E a partir de agora, estamos em contagem regressiva!!!!