quinta-feira, 26 de julho de 2012

Farofando

Salut pessoas!


Quem foi que disse mesmo que estamos na terra gelada? Tá quente aqui viu. E, aproveitando o calor de mais de 30ºC e com sensação térmica de 40ºC, fomos passar o sábado no Calipso.

Calipso, pra quem nunca ouviu falar, é o maior parque aquático do Canada. Fica a 50km de Ottawa e conta com mais de 30 atrações diferentes tanto para adultos quanto para crianças. Achamos bem legal, um ótimo programa para esses dias de calor. Para os amantes de fortes emoções ou atrações mais radicais (como nós) tem um toboágua muito legal que faz looping! Você entra dentro de uma cabine e de repente o chão se abre e vc cai em queda livre a sei lá quantos km/hora. Confesso que na hora que eu me posicionei para a descida bateu um super arrependimento, mas uma vez lá dentro, a unica saída é literalmente descer por água a baixo.


Fotos tiradas do site do Parque Calipso

Mas além disso o passeio também foi interessante por outros aspectos. Chegando no parque, percebi o quão despreparados estávamos. Levamos na bolsa apenas os itens básicos: protetor solar, toalha, chinelo e óculos de sol. E, entrando no parque, percebemos que o pessoal aqui é 100% adepto à Farofa (no bom sentido da palavra, não criticando)!!!! As caixas térmicas eram umas maiores que as outras, e as vezes eram várias por família. O parque também é totalmente preparado para receber os farofeiros, com muitas mesas espalhadas por tudo quanto é pedacinho de grama, oferecendo para os visitantes toda estrutura necessária para o tão amado picnic do povo aqui.

Obviamente ficamos com fome no meio do dia, mas como todo parque que se preze, eles também tem algumas lanchonetes (bem caras, inclusive) para atender aos despreparados como nós.

Como estamos ainda aprendendo sobre os costumes daqui, ficamos de olho na farofa alheia e não é que gostamos da ideia!? Percebemos muitas frutas picadinhas e geladinhas, saladas, sanduíches de tudo quanto é tipo e até uns churrasquinhos. Além da economia (pois preço de comida de parque é salgado em qualquer lugar do mundo) você vai comer algo mais saudável e não vai passar mal durante a tarde por ter comido fritura debaixo de um calor de quase  40 graus. Mas de qualquer maneira, valeu a experiência e na próxima já saberemos o que fazer!

Mas, algo que ainda nos chama muito a atenção, quase 1 ano depois aqui, é a questão da segurança. São pequenas coisas do dia a dia que nos deixam tão felizes por estar aqui, que não consigo deixar de comentar.

Primeiro de tudo foi o locker. O parque estava cheio e não tem um número muito grande de lockers para as pessoas guardarem suas mochilas, mas quem precisa de locker mesmo? Depois de darmos uma volta geral pelo parque, percebemos vários espaços com grama cheios de toalhas/esteiras/cangas estendidas com bolsas e mochilas ao lado, enquanto seus felizes donos aproveitavam das piscinas super refrescantes. No começo ficamos meio relutantes em deixar nossa toalhinha estendida com a mochila ao lado e sair para curtir a água, mas depois de voltar N vezes no nosso cantinho e ver todas nossas coisas lá intactas, assim como todas as coisas dos nossos vizinhos de gramado, acabamos relaxando e curtindo mais o parque.

Outra coisa que achamos bem legal era que para entrar nas piscinas ou tobogãs, era preciso deixar o chinelo e o óculos de sol do lado de fora. Mas esse lado de fora, era simplesmente do lado de fora mesmo, num cantinho antes da entrada da fila do toboágua ou numa prateleira próxima às piscinas. E assim nossos chinelinhos e até o óculos de sol ficavam lá abandonados até que a gente voltasse para buscar. Também intactos, sem saírem 1 cm do lugar onde deixamos.

Enfim, no final da tarde voltamos para Montreal vermelhos do sol e contentes por vários motivos: pelo dia refrescante que tivemos, pela lição de farofa aprendida e, mais uma vez felizes por fazermos parte de uma sociedade onde o respeito e confiança entre as pessoas existe.

E, para quem tiver interesse, o parque está sendo ampliado para o verão de 2013. Quem vem farofar com a gente?

A bientôt.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Atualizando

Salut pessoas!!!

Bom saber que vocês ainda estão por ai e que alguém ainda lê o que a gente escreve! Fico feliz! Então vamos aos poucos atualizando o blog com as nossas novidades.

Nesses 3 meses que se passaram desde o recebimento do visto a vida nova virou realidade. Estamos virando gente de verdade por aqui e até temos documentos! Olha só que lindos!!! Brincadeiras a parte, mas nosso recebimento dos documentos canadenses foi 99% tranquilo. Tudo chegou dentro do prazo e só não foi 100% sem problemas pois meu NAS não saiu logo de cara no primeiro dia. Tive um problema por ter nome composto e meu nome completo não coube no sistema, então tiveram que mandar fazer meu NAS sei lá aonde. Nunca gostei de nomes compostos e tenho trauma do meu, por isso fica a dica para quem estiver pensando em "presentear" seu pimpolho com um lindo nome daqueles super chiques como Maikel Jéquison Uóshiton da Silva Junior. 



Ainda falta a carteira de motorista daqui. Já fizemos o agendamento e assim que passarmos pelas provas conto como foi.

Outra coisa que fizemos nesse meio tempo foi uma viagem para Orlando. Tiramos 15 dias para esquecer de tudo e também para comemorar. Esquecemos da espera que tanto nos abalou, esquecemos que em breve teríamos que trabalhar e começar tudo do zero mais uma vez, esquecemos que estávamos esperando documentos, enfim, esquecemos tudo mesmo e por 15 dias voltamos a ser criança de novo nesse lugar magico where dreams come true. Foi maravilhoso e cada segundo que passamos lá valeu muito a pena e foi muito bem aproveitado.


Ah, detalhe: saímos do Canada e entramos de novo sem o cartão de residente permanente. A saída foi tranquila, sem maiores problemas, mas a volta tem que ser feita obrigatoriamente de carro. O documento de confirmação de residencia permanente que o consulado emite não dá direito a viajar por meios comerciais (avião, ônibus ou trem), por isso voltamos via NY e alugamos um carro que foi devolvido aqui em Montreal. Sem o cartão de residente permanente (que demora quase 3 meses para chegar) essa é a unica maneira de re-entrar no Canada sem ter que pedir aquele visto de autorização de viagem.    

Na volta de Orlando, comecei a trabalhar, como eu já havia dito num post anterior. Teoricamente esse  emprego seria bem similar ao que eu já fazia no Brasil, porém acabou que não era e eu acabei não me adaptando ao lugar e às minhas atividades. Foram 3 meses nesse emprego e como era um contrato temporário (que me ajudou a ganhar experiencia aqui) acabei saindo de lá sem peso na consciência. 

A saída do meu primeiro emprego foi tranquila e não teve nenhum stress para nenhum dos lados. A unica exigência do meu antigo contrato era cumprir 15 dias de "aviso prévio" que cumpri sem problemas e no final acabei saindo de lá com referencias positivas, algo muitíssimo importante, principalmente aqui quando se está começando do zero. Essa minha primeira experiência de trabalho, apesar de curta, me ensinou muito e merece um post exclusivo que virá em breve.

Obviamente, o motivo da minha saída desse emprego foi por que recebi uma proposta melhor. Contrato permanente, com benefícios e dessa vez totalmente relacionado com a minha formação e com experiências anteriores. A tal da "equivalência profissional" acabou vindo antes do que a gente imaginava e, para quem não queria trabalhar aqui, como eu dizia antes, confesso que estou bem feliz, pois o nível de stress é zero se comparado com o Brasil.


Pelo menos por enquanto, estou tendo uma boa impressão nesse começo do meu novo trabalho. Vamos ver como serão os próximos dias e meses, mas até o momento estou bastante feliz. Como deu pra ver ai em cima, o pessoal foi  bem simpático e receptivo. Espero que continue!

E por enquanto é isso. A bientôt!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ainda tem alguém por ai?

Salut pessoas!

Resolvemos dar um sinal de vida e voltamos! Passei por um período de revolta com o blog (e com muitas outras coisas que não valem a pena serem mencionadas) e resolvi dar um tempo. Não tinha nem vontade mais de escrever, mas sempre que passava por aqui ficava com um peso na consciência pois não queria que um simples desaparecimento marcasse o fim do nosso blog tão querido.

Em todas as áreas da nossa vida, com o passar do tempo, nosso foco vai mudando. Os interesses, objetivos, assuntos, etc passam a ser outros, portanto se alguém ainda passar por aqui pra ler nosso blog, espero que não fiquem frustrados com a gente, pois não teremos mais noticias sobre como andam os processos de imigracão por exemplo. Como disse, o foco é outro!

Até agora foram 3 meses de vida nova com conquistas, realizaçoes, algumas decepçoes e muitos momentos de felicidade. A cada dia que passa temos ainda mais certeza de que fizemos a coisa certa e não cansamos de agradecer por estarmos aqui e por tudo que estamos vivendo.

Enfim, espero que vocês ainda se lembrem da gente e continuem lendo nosso blog (e comentando também!!!!). Esse só foi um post de retorno e aguardem novidades em breve!

À bientôt.