quinta-feira, 8 de março de 2012

Medo

Salut pessoas

Pela primeira vez nesses quase 16 meses de processo federal, sentimos medo de verdade. Medo de ter perdido quase 2 anos nos dedicando a algo inatingível, medo de termos desperdiçado dinheiro, medo de todo o nosso esforço ter sido em vão e assim por diante. Desde que chegamos aqui sabíamos que nada era garantido pois nosso visto de residente permanente ainda não foi emitido, porém tomamos a nossa decisão baseados em fatos, em históricos positivos e em promessas e mais promessas feitas pelo consulado que até hoje não foram cumpridas.

Hoje pela manhã, acordamos com uma noticia em todos os jornais daqui. O tão falado backlog da imigração, (o atraso para finalização dos processos) tem incomodado muito e ontem o ministro da imigração disse em um discurso que o Canadá precisa a todo custo acabar com os atrasos e que existe a possibilidade de cancelarem todos os processos em andamento e começarem a seleção dos imigrantes tudo de novo. Apesar de que nenhuma decisão oficial ainda foi tomada.

Na minha humilde opinião, acho que um ministro não falaria algo tão serio assim em um discurso, se não existisse uma possibilidade real de fazerem exatamente isso ou se ele não estivesse seriamente considerando tomar essa atitude. 

Bom, vou deixar aqui o link de algumas reportagens que falam sobre o assunto, para que cada um tire suas próprias conclusões. 



A bientôt

10 comentários:

Marc disse...

É, a notícia já se espalhou por grupos, facebook etc.

Sinceramente eu acho que não daria tempo para eles mudarem as regras para quem está no final do processo (por exemplo vocês) e também existe a questão do Québec ter autonomia na seleção (ficando a cargo do federal apenas verificação de saúde e segurança).

Mas concordo que não tem como não ficar apreensivo com uma notícia dessas...

Ana O. disse...

Nem brinca, vai chegar o fim do mundo e não chega o fim do meu processo. Vou completar 16 meses agora me março, justo na minha vez o trem encrenca. rsrs

DiPE disse...

Ai... nem brinca. Eu ainda estou no Brasil prestes a completar 15 meses. Mas parei a minha vida ha 20 meses por conta desse processo. A estresse está tão grande que algumas vezes pensei em desistir e continuar a minha vida aqui mesmo. As vezes fico me questionando se ainda devo ter esperança. O fato é que tudo isso diminuiu bastante o entusiasmo em ir e a vontade de estudar frances.

Moskie disse...

Oi, Juliana, sou mais uma leitora anônima que segue há muito tempo e adora seu blog.
Estou no início do processo e ler tuas experiências me ajuda muito a ter uma idéia do que me espera.
Sei que toda essa questão nova é meio assustadora, mas acho que como já está com o processo quase terminado não vai dar problema mesmo.
Sei que é um momento de apreensão, mas espero que saia uma resposta positiva em breve para ti.

Diário Canadá Brasil disse...

Meu Deus Ju!!!!
Eu li sobre isso e nem acredito de verdade.

Rapaz, esse processo virou bagunça!

Fernanda disse...

tenso .... =(

Flávia C. disse...

Sacanagem... por que antes de ficarem divulgando aqui no Brasil que precisavam de imigrantes não analisaram melhor o que eles tinham na espera? Falta de respeito com todo mundo. Espero que as empresas que precisam de profissionais rapidamente se manifestem, senão vão continuar sobrando vagas até resolverem essa bagunça.

Camila disse...

Oi Ju,
Vi também essas matérias. Realmente a coisa tá tensa! Maaaassss....ainda prefiro pensar que daria um baita trabalho pra devolver o dinheiro de todo mundo fora o problema politico internacional que isso geraria.
Vamos torcer para que as cenas dos proximos capitulos sejam animadoras e que possamos ter um final feliz bem proximo...To até tentando (eu disse tentando :-) ) usar uma frase do Dalai Lama: "Se a situação ou problema for tal que possa ser resolvida, não há necessidade de preocupação. Por outro lado, se não houver saída, nenhuma solução, nenhuma possibilidade de equacionar o problema, também não fará sentido nos preocuparmos já que não poderemos fazer nada a respeito mesmo."
Beijinhos

deco e chell disse...

Calma, tudo vai dar certo...jah jah estaremos por lah...Isso eh soh um processo pra chegarmos lah...lah eh que a graca comeca..agora eh a burocracia chata para chegarmos lah tranquilos...
fico (meio) preocupado algumas vezes mas tah caminhando tudo...
logo logo vc recebe seu combo...
e eh soh correr pro abraco...
agora podemos aguardar e estudar e eh isso que vai nos proporcionar uma vida mais tranquila por lah..
tudo de bom e vamo que vamo!

deco e chell disse...

caramba...soh li agora.....que vcs jah estao ai...nao conhecia o blog...que massa....o sonho jah comecou entao...aproveitem.......
uhu! que massa....