quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A bolha lingüística

Salut meu povo!!!Pelo titulo parece um artigo mas trata-se apenas das minhas palavras...rs, bom, vocês vão entender, vamos lá..

Um dos bens mais preciosos que você levará para o Quebec não é material, depois da família na minha opinião é o idioma pois é dele que você atingirá o sucesso lá e quando eu falo de sucesso não é salário acima de 40 mil/ano e sim de criar raízes, o tal lugar ao sol. Aquele objetivo comum da segurança, educação e o que mais cada um quiser acrescentar que ache valioso. Bom, do idioma será possível conquistar desde a primeira moradia até um bom emprego sem dizer dos detalhes como documentações, contratação de serviços, etc.


Então como fazer para dar aquela guinada no idioma que usaremos lá ainda aqui no Brasil? Que oportunidades temos de usar o Frances aqui? Se até mesmo o Inglês que nos cerca desde criança com o desenho do pica-pau (lembram do pirulito escrito “sucker”? rs), filmes, musicas e até mesmo o bom e velho verbo “to be” aprendido precariamente no ensino médio já não é fácil manter, então o que dirá com o Frances que não vivemos nenhum desses exemplos do inglês, que mesmo não sendo ideal pela falta de estrutura gramatical já era alguma coisa, e mesmo assim nada disso foi vivido com o Frances, então o que fazer?

Agora vem o motivo do titulo deste post. O que nos resta é criar um universo ou “bolha” onde temos que viver de forma reduzida as situações de lá com o que temos em mãos aqui, seja ouvindo musicas, mp3 de rádios, filmes com legenda, conversação com a sua esposa/marido/parceiro ou com algum grupo disponível em encontros ou até mesmo o meu preferido que é assistir programação stream pela internet, que são canais de televisão de lá com propaganda e tudo, alias gosto mais das propagandas do que o conteúdo televisivo em si..huahau, muito legal... Além disso, continuar com o curso de Frances ou francisação on-line para quem já tem o direito.

Muita gente pega o CSQ e relaxa, está errado. Quem esta no Federal está com um pé lá, então a hora é essa, mas tudo isso tem que ser feito com disciplina, com horários e com a menor quebra de ritmo possível. Não é bitolar, isso tem que ser feito conciliado com lazer e compromissos e por isso que tem que ter disciplina, não é fácil mas talvez desta forma podemos ser gratos por tal esforço futuramente ou no mínimo ir melhor do que se não fizesse nada.
É isso, espero que todos nós tiremos o máximo de proveito possível das nossas condições “lingüísticas” daqui no Brasil para não sofrer lá ou pelo menos sofrer o mínimo possível.

E pra quem se interessar, o link para a TV é esse aqui!

Até mais!

5 comentários:

M e H disse...

Ola juliana! Concordo com vc! Temos que estudar o máximo que puder pra nao perder tanto tempo estudando la fora... Muita gente relaxa quando recebe o CSQ, mas na verdade deveria continuar o ritmo de estudos até a ida pro Canada. Ser fluente no idioma eh a chave do sucesso no exterior. Quem nao sabe falar bem, vai demorar muiiiiiito mais pra conseguir um bom emprego!
Abraços

Monique

Adu disse...

Ola Juliana, Preciso de ajuda se você puder me ajudar. Recebe a 2 cartinha dizendo que em breve entraraç em contato informando o dia da entrevista, como devemos nos preparar, gostaria que vc me desse uma força por onde devo ocmeçar para fazer o projeto, tambem estou indo para ville de quebec, segue meu email se prefiri: adunke@gmail.com. agradeço desse já

Diário Canadá Brasil disse...

É verdade! Essa semana fomos ao cinema e só conversamos em francês, no carro, na fila do cinema, na praça de alimentação...parecíamos dois loucos, mas é fundamental na apreensão do francês.

abraço,
diariocanadabrasil.blogspot.com

Fabiano disse...

Adu

Se ja te mandaram essa carta então se prepare para receber a convocação por email, presta atenção no seu email q é de lá que vem a convocação, foi assim com a gente, sobre a ajuda, a Ju acabou de postar um topico aqui sobre esse assunto, espero que te ajude e boa sorte na sua jornada..

Juliana disse...

É pessoas, temos que continuar estudando mesmo depois do CSQ, mas tenho uma preguicinha daquelas de estudar em casa... ainda mais agora que estamos de férias da École... rsrsrsrs