quarta-feira, 18 de maio de 2011

6 meses de Federal e 1 ano de Francês

Salut pessoas!

Mais um mês se passou e hoje comemoramos 6 meses de processo federal.

Novidades? Nenhuma! Por enquanto nada referente ao nosso processo, só estamos nos aproximando da 1º data e até agora a palavra de ordem continua sendo esperar!

Enquanto escrevia esse post (hoje a tarde), me deu a louca de pegar o telefone e ligar para a Maura, e não é que ela atendeu logo no primeiro toque? Quase não acreditei! Hahahahaha... Perguntei o básico que todo mundo pergunta: Falei sobre a 1º data da carta e ela falou que é para continuarmos esperando até a segunda data então pra que a primeira né!? por que a prioridade do consulado no momento é finalizar os processos de Junho / Julho e que os nossos ainda nem foram analisados. Em seguida perguntei sobre o acompanhamento no e-cas, e ela disse que como os processos ainda não foram analisados, consequentemente ainda não estão no e-cas e que isso ainda vai demorar mais alguns meses (de 3 a 4). E finalmente perguntei sobre o prazo para finalização dos processos e ela me disse que está entre 14 e 16 meses, com previsão de que até o final do ano esteja entre 12 a 14 meses. Ou seja, zero novidade.

Não sei por que, mas mesmo diante dessa situação, mesmo sem nenhuma novidade, hoje o bichinho do otimismo me picou e acho que até o final do ano as coisas vão andar bem.

Além disso, hoje também comemoramos outra data, nosso aniversário de francês!

Ha exatamente 1 ano atrás, em 18 de maio de 2010, começávamos o nosso curso de francês na École sem saber nem ao menos o significado de merci beaucoup, e hoje, 1 ano depois vejo quão grande tem sido nosso progresso. Quando paro para pensar que em menos de 1 ano estudando francês já conseguimos 1) passar por uma entrevista de imigração, 2) conversamos com várias pessoas que não falam nada de português e com sotaques diferentes, 3) li um livro de mais de 500 páginas e 4) ainda assistimos TV e ouvimos rádio em francês, tenho a certeza de que o nosso progresso no idioma foi e tem sido muito bom! Principalmente quando comparamos com o inglês, que com um ano de estudos aqui no Brasil o aluno não consegue fazer muitas dessas coisas que já fazemos em francês hoje.

Enfim, é isso. Continuamos esperando e continuamos estudando! Li um dia em um fórum onde uma pessoa dizia “Se eu guardasse tanto dinheiro e estudasse tanto quanto falam para eu fazer enquanto ainda estou no Brasil, eu iria pro Quebec rico e dando aula de francês”. Tragicômico, mas faz sentido. E enquanto isso, apesar de todo otimismo, ficamos torcendo para que a espera acabe logo e que o francês evolua ainda mais!

A bientôt!

6 comentários:

Liana disse...

Heheheh... Gostei da parte de ir rico para o Quebec! O mais legal do seupost é o momentootimista!! Viva ele! Aproveite!!! Logo os pedidos chegam vc vai ver! Estamos na torcida! Bjs

Liana disse...

Aqui em casa somos os dois de TI. Estamos levantando todos os documentos da empresa, tem documento vindo de SC(eu sou de lá) uma doideira! Mas ainda temos que terminar a facul (pendengas de anos!). Acho que conseguiremos juntar tudo até ofinal de junho! Mas, pode deixar que pergunto por aqui. Alias, ando curiosa com relaçao a umacoisa que nao sei se vc ja ouviu falar, se no meio do processo consigo transferencia pela minha empresa que tem sede em montreal, voce ja ouviu fala de terminar o processo por la? Bjs, obrigada!!

É Nóis no Canadá disse...

oi Ju,
Acho que é por aí... 100% otimista!!!
De que adianta ficar lamentando se os prazos não mudam qdo a gente quer?
Acredito que tudo tem sua hora!
Esse tempinho aqui é para irmos nos despedindo e curtindo tudo e todos...
Bjs

Anônimo disse...

Oi Ju. Eu concordo, e sou como vc, otimista. É melhor olhar o lado bom, sabe?! Afinal são muitas mudanças, e há tanto para fazer antes de irmos.
E outra coisa, o tempo está voando. Já estamos em maio!
Em breve esses pedidos chegam!!!
Beijos, Larissa

Unknown disse...

como alguém me disse no blog....devagar se vai longe e como eu costumo dizer, a pressa é inimiga da perfeição. adoro ditados.
tenho certeza que logo receberão boas notícias !!

abraços;
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

Pat disse...

Ju, é isso aí. Vamos pensar positivo.
Eu também acho que antes de 1 ano estaremos com esse visto nas mãos. Faltam poucas pessoas de Junho/Julho pra eles processarem, na sequencia já vem a nossa leva do 2 semestre :D

Beijos,
Pat

Obs.: como foi a festa na école? vc foi?