quinta-feira, 5 de abril de 2012

O sonho acabou

E VIROU REALIDADE!!!!!

Depois de 16 meses e 20 dias de uma espera angustiante, de vários sustos, de noites mal dormidas e planos feitos de A a Z, finalmente estamos oficialmente de volta, mas agora com nossos passaportes em mãos e com os vistos de RESIDENTES PERMANENTES emitidos! Toda espera acabou e agora a vida nova começa!

Mas muitos devem estar se perguntando "Como assim eles (já) estão com os vistos se os pedidos de exames médicos começaram a sair agora?". Sim, "já" conseguimos nosso visto e foi inclusive por isso que estávamos esperando dar tudo certo antes para poder contar aqui como as coisas aconteceram. Confesso que foi muito difícil segurar a ansiedade de não contar, mas foi o melhor. Mas vamos aos detalhes!

Senta que lá vem história....

Tudo começou na quarta feira dia 28/03, quando acordamos com uma mensagem da nossa amiga Thata, dizendo que algumas pessoas de novembro comentaram num grupo do Facebook que o status deles no E-Cas havia mudado para "In Process". Nessa hora já corri pra ligar o computador e quando vi que o nosso status havia mudado também comecei a gritar e pular pela casa igual uma doida. Em compensação o Fabiano que é uma pessoa mais racional por natureza, o cérebro da família, ficou feliz mas manteve a calma dele de sempre e disse apenas um "Vamos tentar falar com a Maura para ver o que isso significa na prática".

E foi o que fizemos, decidimos ligar para a Maura. Mas como se fosse fácil falar com ela!!! Doce ilusão! Ficamos a manhã toda tentando e nada, até que chegou um momento que desistimos e fomos (tentar) fazer outras coisas. Foi dificil se concentrar, mas não tinha outro jeito e precisávamos resolver coisas fora de casa.

Pouco tempo depois, Fabiano voltou pra casa e continuou bombardeando o telefone dela. Foram mais de 10 minutos fazendo as chamadas em looping sempre que caia na caixa postal, até que finalmente ela atendeu. Fabiano explicou que nosso status no e-cas havia mudado, passou o número do nosso processo e perguntou o que isso significava. Ela disse que era por que a análise do oficial já estava finalizada e que deveríamos aguardar em casa apenas o pedido de passaportes (pois já fizemos os exames médicos e depois conto como foi) e que o pedido dos passaportes chegaria em breve pelos correios. Porém, ele disse que não receberíamos o envelope em breve pois estávamos no Canadá e foi nesse momento que ela falou "Ok, então vamos adiantar. Pode enviar os passaportes." (Ainda bem que não era eu Ju que estava no telefone com ela, pois não sei se conseguiria manter a pose). Nessa hora, Fabiano engoliu seco, raciocinou e anotou todas as instruções para envio dos documentos e do pagamento da taxa e confirmou que enviaria os passaportes no máximo até o dia seguinte.

Em seguida, quando ele me ligou quase tive um ataque no meio da rua. A emoção era tanta pois finalmente a espera estava acabando e as coisas estavam começando a tomar forma. Largamos tudo o que estávamos fazendo, nos encontramos no centro de Montreal e fomos correr para pegar o banco ainda aberto e a filial da fedex também. Em menos de 1 hora já estávamos com tudo pronto e o pacote com o pagamento e nossos passaportes já seguia para o consulado para entrega na sexta feira dia 30.

Depois de sobrevivermos à quinta feira da espera, acordamos no dia 30 já olhando o site da Fedex para saber se os passaportes viajantes já estavam na mão da Maura e para a nossa surpresa a Fedex dizia que sim. Mas como o seguro morreu de velho, achamos melhor dar uma ligadinha apenas pra confirmar e ter certeza que tudo o que enviamos estava certo. Inacreditavelmente dessa vez foi fácil falar com a Maura e ela nos atendeu praticamente de primeira e confirmou que estava tudo ok. Obviamente perguntamos quanto tempo levaria para os passaportes viajarem de novo e ela nos disse que seriam 5 dias úteis para emitir o visto e depois mais 2 ou 3 dias da Fedex. Pra quem já esperou quase 17 meses, alguns dias a mais não farão diferença.

Porém, para a nossa surpresa, na segunda feira por volta da hora do almoço, recebemos um email do consulado dizendo que os vistos já estavam emitidos e precisavam confirmar o endereço de entrega. Ou seja, os vistos foram emitidos praticamente de imediato assim que os passaportes chegaram lá. Ainda era algo que a gente não conseguia acreditar. Sempre falávamos a frase "Está acabando" e quando vinha o sentimento de alivio, ficávamos com um pé atrás pois o visto ainda não estava em nossas mãos. Mas enfim, voltando ao email, confirmamos o endereço imediatamente e logo em seguida já recebemos o número Fedex para acompanhamento. Agora a sessão tortura começa.

Não dava tempo de enviar o Fedex na propria segunda, então só conseguiríamos ver o rastreamento dos passaportes viajantes a partir da  terça. Na terça a Fedex apareceu no consulado pra buscar nossa encomenda preciosa por volta das 13 horas, apareceu o registro no sistema, mas apenas dizia que foi coletado pela Fedex e o pacote não seguiu no voo da terça. Quarta feira o dia inteiro sem atualização nenhuma no site da Fedex e os passaportes parados ainda em São Paulo. Medo, aflição e ansiedade a flor da pele até que no comecinho da noite de quarta feira o status mudou para "Em transito - Campinas". A previsão de entrega desde o dia da coleta era na Quinta-Feira até as 12 horas de Montreal, porém fomos (tentar) dormir de quarta para quinta com o status de Campinas, esperando por um milagre no dia seguinte.

Quinta feira de manhã e eu mal dormi. Acordei as 6:30 e já fui rastrear os passaportes viajantes. Passaram por Memphis pela madrugada e estavam seguindo para Montreal. O site dizia que a entrega da nossa encomenda estava dentro do cronograma previsto para hoje, então resolvemos acreditar. A cada 5 minutos ficávamos dando refresh na tela para ver se algo mudava, até que quando os passaportes chegaram em Mirabel e foram liberados pela alfandega decidimos que era hora de alugar um carro para assim que eles chegassem aqui em Montreal já estarmos prontos para seguir para a fronteira. Enquanto Fabiano foi buscar o carro, eu fiquei em casa esperando ansiosamente pela Fedex. Os minutos não passavam, a internet não era interessante, não tinha nada na TV e nem dormir um pouco eu conseguia. Estava com aquela sensação estranha no estomago de tanta ansiedade e nada que eu fizesse ajudava a melhorar.

Fabiano chegou com o carro alugado enquanto o site da Fedex informava que os passaportes estavam a caminho de casa. Mal conseguia sair da  janela, querendo ver o carro do delivery encostando aqui na porta do prédio. Até que exatamente às 11:01, toca o interfone. Corri pra atender, tremendo de emoção e quase cai na escada. O cara da Fedex deve ter me achado uma louca, mas problema dele, o importante era o que estava chegando.

E aqui estão eles.... Passaportes viajantes salvos em nossas mãos e nesse exato momento estamos indo para a fronteira mudar nosso status para RESIDENTES PERMANENTES.


Até a volta!

22 comentários:

Canadá o Caminho do Coração disse...

Que benção grandona Juliana!
Parabéns e que vcs vivam na alegria e na paz daqui prá frente. rs
Sucesso!
Bjs de LuzZ!

Marc disse...

Parabéns!!!

Estou muito feliz por vocês!!! E também é muito bom ver a fila andando!

Vão continuar em Montréal?

Aliás, explica essa história dos exames médicos. Como você adiantaram?

Anônimo disse...

Ahhh, quanta alegria!! Me emocionei enquanto lia sua historia! Dificil sair esse visto de vocês, hein? Mas ACABOU a espera e vocês podem seguir com a vida em Montreal, agora oficialmente como residentes! Parabéns!! :-))) Beijos, Julia.

M e H disse...

Nossa! Quanta emoção! tava tensa aqui lendo o relato! :)
Imagino a alegria de vcs. Parabens por mais essa conquista. Muitas outras virão!
felicidade para vcs!
Abração,
monique

Sheila disse...

Ju, acho que eu tinha abraçado o cara do Fedex!!! QUe alegria!!! Felicidades pra vcs na nova vida, nessa nova etapa que vcs esperaram e batalharam tanto pra chegar! Sucesso!!!

Anônimo disse...

Ahhhh Ju! QUE ALEGRIA!!!
Nossa, quase consegui sentir tudo o o que você descreveu! Quase porque não consigo imaginar a minha reação quando for a minha vez!
Aproveitem! Com certeza vocês colocaram o sono em dia com a noite mais tranquila dos últimos tempos!
Que presente de páscoa!!! Esse veio do céu!
Beijos

Anônimo disse...

Uau!!! Que alívio!!! Parabéns! :)

Pat disse...

Ju, fico emocionada lendo seu relato. Seu o quanto a chegada desses passaportes é importante pra vcs. Parabéns amiga!
Bjos!
Paty

Ana O. disse...

que bom, hein? Sensação de dever cumprido, eu tb recebi meu combo, já passei pelo médico, fiz os exames, agora é esperar pelo visto para se mandar.

IMIGRAÇÃO PARA O CANADÁ disse...

Que legal!!!

Parabéns!!!

Ontem completamos 15 meses de Processo Federal...


Abraço,

La Rocque e Silvia.

Marcos et Luiza disse...

hehehehehe ... incrível como a gente se identifica lendo essas coisas. Como bom agoniado que sou, consigo me imaginar exatamente igual a vcs acessando internet, celular e até procurando sinal de fumaça pra ver se o treco chegava logo ... hehehehee

abraços e parabéns!!
Marcos e Luiza

Marcos et Luiza disse...

hehehehehe .. .como bom agoniado que sou, já me imaginei com essa mesma ansiedade de vcs pros passaportes chegarem logo .. se hoje (pouco mais de 10 meses de processo) eu já perco noites de sono pensando em mudança, não quero nem ver quando chegar nossa vez dos exames e dos passaportes ... hehehehe

abraços,
Marcos e Luiza

Tania Vianna disse...

UHHHallll... vibrei muito com a narrativa de vcs.
Foi EMOCIONANTE.....
Nós que ainda estamos aqui, na terra de Malboro, nos recarregamos de esperança vendo as experiências de vcs.
Boa e maravilhosa semana santa de muitas bençãos...
Abçs

Anônimo disse...

Parabéééééns!!! Que notícia maravilhosa pra quem é de dezembro!!!! Finalmente as coisas estão andando e eu, que já tava escolhendo uma cidade do litoral brasileiro pra me mudar, volto a ter esperanças!!! Bjs e aproveitem a nova fase!

Rê e Thatá disse...

ahhhh, li com um sorrisão no rosto o tempo todo. Participei disso tudo e fico de verdade e de todo o coração MEGA deliz por vcs.A minha agonia ainda não acabou, mas o término da vcs já me alegra e muito. Além disso, ver o visto nas minhas mãos me fez acreditar que ele não é lenda... ele existe! rsrsrs Emoção pura! PARABENS VISINHOS! Beijossss

Liana disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!! Que post agoniado!!!! To tão feliz, tão feliz por vcs!!!!! Parabéns e um beijão viu!!!! Nova fase, nova vida!!!!

Unknown disse...

eu só pude rir dessa aventura!
Isso é oq ue chamo de relatório nota dez! ahahah Campinas!
Felicidades!
Parabéns por está vitória!
Mas me diz ai: Vale a pena tudo isso?

Abraços,
FKF

Alynissima disse...

Que maravilha!!

Comecei a ler a pouco tempo, o seu blog, li sobre as suas angústias e estou pensando em começar toooooodo o processo. Mas ler que deu tudo certo com vc da esperança q comigo tb possa dar, embora eu ainda esteja no início.

Felicidades pra vcs!!! Que tenham uma vida maravilhosa aí no Quebec!

Continuarei a ler as suas atualizações.

bj

Pati e Temps disse...

PARABÉNS!!!!!
Sejam muito felizes como residentes permanentes!!!!

Super beijo,
Pati

vidanovavilleduquebec disse...

Parabéns RESIDENTES PERMANENTES! que mta alegria venha junto com estes passaportes! Em breve a gente marca um qq coisa aí em Montreal para comemorar! bjos
Darlene

Anônimo disse...

Ficamos emocionadíssimos com este relato que nos encorajou a acreditar no Processo de Imigração novamente. São tantos altos e baixos, não é mesmo?!
Mas uma hora tem que dar certo!
Obrigada e Boa sorte!

Abraços
Fabricio e Nilian
brazucoise.wordpress.com

Marché aux puces disse...

Ju, Parabéns!! Quanta felicidade. A espera é difícil mas finalmente acabou. Eu andei sumida resolvendo minha vida para poder dar entrada no pedido. Além disso prefiro não pensar muito para conter a ansiedade.
Boa sorte, sejam muito felizes.
BJs Manu