segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Eles existem!

Salut pessoas

Temos uma novidade (do mês passado, mas ainda está valendo) - conseguimos um médico de família. Eles não são lenda, eles existem sim!

Até o momento nossa experiência com o sistema de saúde do Quebec tem sido bem positiva e não tivemos nenhum problema sequer. Li muitos blogs com várias histórias que me assustaram, mas de verdade, não temos nada do que reclamar. Pelo contrário, só temos comentários positivos.

Nosso médico é completamente diferente de todos os relatos de médicos que vimos por ai. Ele conversa, brinca, se interessa em saber sobre o paciente e sabe ouvir. Logo na primeira consulta, que durou 1 hora e meia, fizemos um check-up geral bem detalhado, como nunca havia feito antes. Fomos revirados da cabeça aos pés e ainda saímos da consulta com uma lista de vários exames, um retorno agendado e minha receita para comprar meu medicamento por 1 ano.

Achei bem legal que ele falou bastante sobre prevenção e explicou que é obrigação do médico de família fazer esse acompanhamento anualmente com o paciente, e isso inclui aquela série de exames ginecológicos que nós meninas temos que fazer todo ano. Confesso que tinha a impressão que os médicos aqui esperavam a doença aparecer para depois tratar, e a quebra desse mito me deixou bem feliz.

Agora, para quem está se perguntando como conseguimos o médico de família, não tem nenhum segredo. Apenas fizemos o procedimento que está no site do Santé Quebec que diz para entrar em contato com a CLSC mais próxima de casa e aguardar a  entrevista com a enfermeira. Quem não tem nenhum problema de saúde entra na fila de espera que pode demorar até 2 anos e quem tem algum problema (como eu) que precisa de acompanhamento, medicamento com receita, exames de sangue, etc, entram numa fila "prioritária" e a espera fica em no máximo 2 meses.

Sei que não devemos comparar o sistema de saúde publico daqui com o particular que utilizávamos no Brasil, mas a comparação acaba sendo inevitável, e já que estou comparando mesmo, posso dizer que nunca tivemos um acompanhamento tão legal assim, tão detalhado e tão rápido (pois não ficamos nem 5 minutos esperando na sala de espera) nem mesmo nos hospitais famosos de São Paulo! Portanto, estamos muito felizes mesmo e ficamos mais felizes ainda quando pensamos que são os impostos que pagamos que nos proporcionam esses serviços. É nosso dinheiro sendo bem aplicado e voltando para nós em forma de benefícios.

E agora, esperamos não dar trabalho nenhum para nosso family doctor e não usar os serviços do hospital onde ele atende. E, tirando o Fabiano que ainda tem mais uma consulta para ver o resultado de um exame, ano que vem a gente volta para o novo check-up!

A bientôt.

Ps: Se a gente sumir de novo, é por que estamos com visita e nossa vida está uma loucura, mas não abandonamos o blog (ainda)! 

6 comentários:

SonhoComCanada disse...

que bom que conseguiram o médico de família.
aqui em casa quando precisamos consultar, se usa a unimed. que tem ajudado faz uns anos, mas ainda é difícil conseguir consulta para o mesmo mês e também tem as esperas até a gente ser atendido (que eu odeio qualquer tipo de espera, seja em consultória médico ou em outro lugar).

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

Mamãe Nádia disse...

Precisamos encontrar um médico da família pra nós também!
Gostei das dicas!
Beijos!

www.mamaenadia.com
www.asosmamaenadia.com

Mamãe Nádia disse...

Querida, quero te fazer um convite muito especial: passa lá no meu blog e participa da nossa blogagem coletiva sobre alimentação saudável na infância, que será no próximo domingo, dia 10/02. Vamos nos unir para falar sobre esse assunto tão importante e tão preocupante hoje em dia.
Vou esperar sua participação! Você não pode faltar!
Beijos!

www.asosmamaenadia.com

Beatriz Araujo disse...

Oi!!!!! Eu encontrei o blog de vocês sobre a preparação para imigrar. Eu estou com 19 meses de processo federal e para completar, o consulado entrou em greve.
Estou considerando terminar o processo no Quebec, como vocês. Queria saber como vocês fizeram. Como entraram no país e o que disseram na imigração! Tambem, quero saber se o consulado manda os passaportes para o Canada ou eles mandam para o endereço do Brasil. Se puderem me orientar, eu vou ficar bem feliz. Obrigada, beijos, beatriz

Fabiano disse...

Olá Beatriz

Assim como em um de nossos posts, me vejo na obrigação de não aconselhar ninguém a vir antes, por experiencia eu não faria isso de novo pois não da pra confiar no consulado quando se diz respeito a datas, no entanto, viemos com visto de turismo para fazer um curso de francês e renovamos o visto uma vez por aqui mesmo, e os passaportes vieram para o endereço daqui do Quebec.
Caso tenha mais alguma pergunta responderei com prazer ;), boa sorte.

Catherine Itusarry disse...

Que legal saber isso. Eu também achava que aí eles esperavam a pessoa estar doente para iniciar tratamento. Good to know that !

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/