segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Enviar os formulários agora ou esperar mais um pouco?

Temos visto que muitas pessoas que mandaram o dossiê nas ultimas semanas já estão sendo convocadas para a entrevista. Ficamos animados! Parece que o pessoal do Escritório de Quebec fará uma serie de entrevistas entre outubro e novembro para aproveitar a vinda de dois entrevistadores, ou algo do tipo.

Conhecemos um rapaz no curso de francês que enviou o dossiê em março e a entrevista foi agendada para o começo de novembro. Também conversei com uma pessoa pela net, numa comunidade no orkut, que enviou o dossiê em agosto e está com a entrevista agendada para Outubro!!! Parece que estão caminhando. Muitas pessoas estavam esperando pela entrevista a bastante tempo e agora estão sendo chamadas e muita gente que está mandando agora também já está sendo convocada. Isso nos anima!

Estamos preparando toda a papelada (e que papelada hein!) para enviar ainda este mês. A nossa única preocupação é que não temos certeza se já devemos enviar agora mesmo, por que se nos convocarem para a entrevista, será que estamos realmente preparados? Estamos com aproximadamente 100 horas de curso de francês, começamos um intensivo em maio (que merece um post à parte depois) e sinto que ainda temos muuuuito o que aprender para conseguir passar por uma entrevista com tranqüilidade.

Nosso raciocínio tem sido o seguinte: Se enviarmos agora, corremos o “risco” da convocação rápida, para entrevista ainda este ano, e teremos que nos preparar muito, mas muito mesmo, para não esculhambar tudo lá na hora com um francês má-o-meno. Porém, também corremos o risco de ficarmos para a turma do ano que vêm, já que os horários nas agendas dos entrevistadores podem acabar ou algo do tipo. Neste caso teríamos um tempo maior para nos prepararmos para a entrevista, mas também o nosso processo demoraria mais ainda e é claro que a ansiedade já está começando a nos consumir!


No momento, estamos muito mais tendenciosos a enviar a documentação agora mesmo e seja o que Deus quiser! Se nos convocarem vamos tentar fazer um curso mais intensivo ainda, 100% focado na entrevista e estudar a cada minuto vago. E se não chamarem agora, vamos continuar tocando as coisas até que nos chamem. Acho que uma boa parte do processo é um exercício de paciência e com certeza vamos aprender muito com isso. Mas mesmo assim, espero que nos chamem logo.

6 comentários:

Keila disse...

Olá!! Parabéns pela decisão de vcs!!!
Acho que vcs estão certíssimos na linha de raciocinio... mas eu acredito que possa ter um pequeno detalhe. A documentação pede no mínimo 150 horas de francês, o que pelo que eu entendi, vcs ainda não possuem. Talvez pelas profissões de vcs isso possa não ser um real problema, mas eu iria checar a informção antes de enviar um dossiê que pode ser recusado por falta de horas na lingua. Meu marido e eu esperamos atingir 150 horas antes de mandar os documentos (foi o nosso gargalo), e mesmo assim, todas as cartas e convocação para a entrevista aconselhavam um maior estudo na lingua...
Qto a chamada para a entrevista, para vc ter uma ideia, mandamos nossa docmentação em janeiro e nossa entrevista será em outubro (9 meses de espera!!!). Eu tb ví que tem pessoas que entraram com documentos a pouco tempo que já foram convicadas. Se eu fosse vcs, mandaria a documentação no tempo de vcs, com as 150 horas de lingua, porque, aparentemente, essa história de tempo me parece mais sorte do que envio no tempo certo (visto que teve uma rodada de entrevistas em maio e nós não fomos convocados...)
Bom, espero que isso possa ajudar vcs.
QQ coisa, estamos a disposição...

Keila.

Juliana e Fabiano disse...

Oie
Como seu perfil aparece como bloqueado pra mim, vamos responder por aqui!
Obrigada pelas dicas viu... Realmente estamos com esta duvida... Falaram pra gente lá na escola que dá pra mandar antes e que teriamos que estar com as 150 horas no dia da entrevista... sei lá né!?
Sabe como é a ansiedade, aperta forte, mas tbm não queremos esculhambar tudo né...
Enfim, depois passe por aqui pra contar como foi a entrevista.
Obrigada de novo!

Keila disse...

Pode deixar que eu conto sim... eu estou na comunidade de quebec, que foi onde eu vi seu blog. Vou te adicionar no orkut... a comunicação fica mais fácil...

Diário Canada Brasil disse...

Pois é. Até onde eu sei para enviar os docs é preciso ter as 150h no mínimo.
Procurem se informar melhor antes de enviar.
E não se preocupem com o tempo. Na minha opinião o frances é fundamental na entrevista pra não pagar mico né, rsrsrsrs

Ju Chemim Tambosi disse...

Olá,
Encaminhamos nossa documentação em agosto, fomos convocados p/ Novembro... Minha experiência profissional está na lista de profissões em demanda (gerente de restaurante)... encaminhamos com o nível básico de francês fechado... iniciamos nosso francês em junho, mas fazemos aulas todos os dias (2hrs/dia) e estudamos sempre que conseguimos em casa, tbém ajudou mto os 19 dias que passamos no Quebec p/ "soltar a língua"... ainda estamos estudando e até o dia da entrevista teremos o equivalente a quase 300hrs, pois fazemos aulas particular.
Acho que o ideal é o pessoal da tua escola avaliar o nível de vcs p/ entrevista, foi o que aconteceu conosco.
Qual a profissão de vcs?

Fabiano disse...

Olá Ju Chemim, sou de TI e a Ju de Admin.
Enviamos hoje o dossiê, portanto acreditamos que ficará para o ano que vem embora tenha uma possibilidade remota para este ano.