domingo, 5 de setembro de 2010

A dificil escolha da cidade

Desde que começamos a planejar o projeto supernova, nos deparamos com a dificil escolha da cidade onde morar. Nunca pensei que fosse tão dificil tomar esta decisão, e pensando bem, é realmente algo para se pensar, discutir e pesquisar bastante, e mesmo assim, no final das contas, ainda corremos o risco de não ter feito a melhor escolha.

Mas, como nossa vida hoje é um resultado das decisões que tomamos no passado, decidimos arriscar, tomar uma decisão agora, e no futuro, se não der certo, é só a gente se mudar e começar de novo, assim como vamos fazer daqui a pouco tempo quando tudo se concretizar.

Bom, nossos principais critérios para escolha da região onde vamos morar são principalmente oportunidades de emprego e custo de vida. 

Inicialmente pensávamos em morar em Montreal, pois apesar do custo de vida ser um pouquinho maior que nas outras cidades é lá que se encontra o maior número de vagas de emprego para o Fabiano (que é quem vai focar mais na busca num primeiro momento). Enfim, por outro lado, ficamos com a duvida de que se a maioria dos imigrantes vão para Montreal, será que a concorrencia pelos empregos é bem maior do que nas outras regiões? É algo para se pensar.

Enfim, depois pensamos em ir para Gatineau pois pelo que pesquisamos, tem um custo de vida bem mais acessivel e uma grande quantidade de empresas principalmente na área de tecnologia. Segundo um dos sites do escritório de Quebec, a região de Gatineau perde apenas para o Vale do Silicio nos EUA, em número de empresas de TI da América do Norte. Mas não sei o que estamos fazendo de errado, mas é tão dificil encontrar vagas de emprego para Gatineau nos sites de recrutamento, que ficamos um pouco assustados. Pesquisamos também a questão de facilidade de acesso, transporte, etc e nos pareceu que é tudo bem distante e que precisariamos de um carro para nos locomover por lá, e isso não está nos nossos planos pelo menos no começo.

Agora estamos na fase Quebec Ville. Até onde chegamos com nossas pesquisas tudo parece indicar para o que precisamos. Custo de vida razoavel, oportunidades de emprego na área de TI e aparentemente serviços publicos acessiveis. Outra vantagem seria que nosso francês melhoraria muito e bem mais rápido, já que lá não se fala inglês, mas por outro lado, sofreriamos um pouco no começo por não ter ainda o francês fluente.

Enfim, a duvida persiste e então ainda continuamos na pesquisa. Vamos mandar em breve o nosso dossie e ainda não tomamos a decisão da cidade que queremos morar. Será que foi dificil assim pra todo mundo? Como ainda estamos com a duvida, aceitamos sugestões, criticas, comentários, etc! Fiquem a vontade.

1 comentários:

Um dia... Aline... no Quebec disse...

Oi Juliana!

Estou lendo tudo mesmo, hehe, ainda bem que está no comecinho.
Não sei se posso te ajudar, mas tenho algumas coisas a dizer sobre a sua dúvida. Então, eu venho pesquisando seriamente sobre imigrar há mais de um ano, enviei meus docs ao BIQ em abril e farei a entrevista em novembro. Nos docs eu escolhi Montréal para viver, mas nem tinha pesquisado o suficiente pra ter tanta certeza. Conforme o tempo foi passando e eu pesquisando mais sobre outras cidades, estou muito indecisa em relação a 3 cidades. Novamente adotei Montréal para mostrar a minha pesquisa na entrevista, mas acho que só terei certeza pouco antes de partir, pois exite muito a se considerar.
A boa notícia é que você pode colocar uma cidade no DCS e depois se mudar de idéia, pode mudar na hora da entrevista, sem problema algum.
Resumindo, essa escolha é difícil mesmo, vocês não são os únicos a se sentirem assim.

Sucesso pra vocês!

Aline