sábado, 6 de novembro de 2010

IDH e assuntos aleatórios

Salut!

Ultima semana antes da entrevista e vamos dar uma pequena pausa nos preparativos aqui para um comentáriozinho sobre algumas noticias desta semana.

1º, Muitos CSQs estão saindo, mas muitos não estão! Estamos preocupados por que pelo que estão dizendo por ai, parece que tem uma entrevistadora meio "inflexivel" e não está dando toda a pontuação de adaptabilidade como os outros entrevistadores fazem.

Teve até um caso lá na École de uma aluna super competente, com francês otimo, e todos os requisitos, e que inclusive foi muito elogiada pela entrevistadora e no final a fulana simplesmente falou "Désolé, vc não atingiu a pontuação". Incrivel, por que no dia seguinte ele aprovou uma outra candidata com exatamente as mesmas caracteristicas. Enfim, mas parece que eles perceberam o erro e essa aluna recebeu um email dizendo que vão reconsiderar o caso dela, e em poucos dias o CSQ dela chegará pelo correio.

Bom, isso é otimo pra ela, mas para nós que ainda estamos na espera, fica a duvida se realmente receberemos a pontuação correta e se sairemos de lá com o nosso CSQ em mãos. Enfim, só nos resta nos preparar mais ainda e torcer para que dê tudo certo lá no nosso dia.

______________________________________________________________________


Bom, outro assunto é que já fizemos 2 aulas preparatorias para a entrevista lá na École. Parece que a aula de hoje fluiu melhor, as respostas sairam mais rapidamente, e falamos mais. O que me deixa ainda um pouco preocupada são os "Éeeeehhhs", e "Ahnnnnns" no meio das frases.

Quinta feira, faremos a ultima entrevista simulada e depois na sexta é pra valer. Como estamos com uma rotina de estudos super puxada, é capaz de que só voltaremos aqui para contar como foi a entrevista e se der tudo certo, comemorar o nosso CSQ.

______________________________________________________________________



E finalmente, nessa semana a ONU divulgou o ranking 2010 do IDH e o Brasil, parece que deu uma melhoradinha, mas ainda continua lá em baixo da tabela, na posição de nº 73. Comparando com outros países da America Latina, ainda estamos atrás do Chile (45º), Argentina (46º), Mexico (56º), Costa Rica (62º) e Peru (63º).

Mas enfim, agora o que nos interessa mesmo, é saber como ficou o Canadá, e é claro que não conseguimos deixar de comparar alguns indices com o Brasil também.

Bom, o Canadá ficou em 8º lugar, parece que caiu 4 posições em relação ao ano passado, mas ainda está entre os 10 melhores países do mundo. Agora, sem questionar a metodologia da ONU e tudo mais, mas EUA ficar em 4º me pareceu meio estranho, com crise e recordes de desemprego, mas anyway...

Mas como o que importa é Brasil e Canada (principalmente), ai vão alguns números para compararmos:

Ps: Peguei somente os números mais importantes, que todo mundo olha logo de cara...

Expectativa de Vida
Brasil: 72 anos
Canada: 81 anos

Educação
Brasil: 7 anos de estudo em média
Canada: 11 anos de estudo em média

Taxa de homicidios para cada 100.000 habitantes
Brasil: 22
Canada: 1

Para quem quiser dar mais uma lida no assunto, gostei da materia que saiu no UOL, e também tem o site direto da ONU, que dá para fazer várias comparações.

Brasil aparece em 73º no ranking de IDH mundial, diz ONU

ONU

Bom, é isso e semana que vem voltaremos com novidades (assim esperamos).

À bientôt!

6 comentários:

Diário Canadá Brasil disse...

Sorte pra vcs gente! Estamos torcendo por aqui.

quebecparanós disse...

Boa sorte!!!
Tudo vai dar certo.
Denise e Fábio
quebecparanos.blogspot.com

Fernanda disse...

Boa sorte e muita calma.

Fiquem tranquilos que a entrevista é algo muito mais simples do que imaginamos. Vai dar tudo certo.

Abç
Fernanda

Camila disse...

Jú, estamos torcendo por vcs tbém e fica tranquila... vai dar tudo certo! Beijos e se cuida! Camila

É Nóis no Canadá disse...

Olá,
Estamos na torcida por vcs... tem um casal de amigos nossos, daqui de Curitiba, que farão a entrevista dia 12/11 tbém
A Nossa é dia 17/11, tbém estamos um pouco nervosos devido à estas pessoas que estão ficando de "recuperação".
E vamo que vamo... hehe

Simone e sua turma disse...

Oi Ju, só agora encontrei seu blog.
Toda sorte amanhã, estaremos na torcida e aguardamos a boa notícia.
Um bj