quarta-feira, 8 de junho de 2011

Novidades!


Salut pessoas!!!

Para tudo! É isso mesmo que vocês viram, temos novidades! Não, nosso pedido de exames não saiu, ainda não somos residentes permanentes, não recebemos nenhuma proposta de emprego e nem desistimos de imigrar! Mas vamos contar o que acontece, só estava esperando as coisas darem certo para espalhar a noticia.

Temos percebido que hoje nosso maior investimento aqui no Brasil é com o curso de francês. Estamos gastando um valor considerável e nas ultimas semanas, seja pelo cansaço, preguiça ou qualquer outro motivo, vimos que nosso aproveitamento caiu um pouco. Isso nos fez pensar se vale a pena mesmo continuar com este investimento que tem trazido pouco retorno apenas pelo simples fato de manter o contato com o idioma aqui no Brasil, ou se valeria mais a pena se preparar para o futuro no Canadá de uma maneira mais concreta, ou seja, aprendendo o idioma de verdade, que na minha opinião e por experiência própria, a melhor maneira de aprender e ganhar fluência em um idioma é com imersão!

E foi isso que decidimos. Inspirados pelo blog Chuck & Sarah au Quebéc, resolvemos que vamos estudar francês em Montreal (inicialmente) e terminar o processo de RP por lá.

Fizemos a nossa matricula em um curso de francês (particular) em Montreal, pelo período mínimo de 4 semanas, para dar um suporte melhor para o pedido de visto de turismo, chamado de Residente Temporário (Cursos de até 6 meses não dão direito ao visto de estudante). Chegando em Montreal, faremos logo de cara a matricula na francisação parcial presencial que é permitida para quem já tem o CSQ, mas ainda não tem a documentação de RP. Vamos aproveitar também e conhecer as cidades e fazer uma boa pesquisa de campo sobre o lugar onde iremos nos instalar “definitivamente”.

A nossa decisão contou com um grande planejamento, não só financeiro, mas também de datas e prazos, que foi um dos fatores determinantes! Já pensávamos em passar um tempo lá apenas estudando para melhorar o idioma e focar na busca do emprego só depois quando estivermos bem preparados e isso só vem a ser parte do que já pretendíamos fazer.

Dai, analisando os processos que estão sendo finalizados no momento, vimos que a média de tempo está em torno de 12 a 14 meses, (pelos processos que temos acompanhado pela comunidade do Orkut), com uma previsão do consulado de finalização em 12 meses para a próxima leva de exames, apesar de não acreditar mais no que a Maura diz. Enfim, como nosso processo federal foi aberto em Novembro de 2010 e o visto de RT tem uma validade de 6 meses. Consideramos que chegando no Canadá +/- em Setembro, ainda assim teremos um tempo razoavelmente bom para finalização do processo de RP por lá, com o visto temporário em dia. Sem contar, que caso o pessoal do consulado resolva parar todos os processos e demorar um pouco mais na emissão dos vistos, a gente também consegue pedir uma extensão do nosso visto mesmo estando no Canadá, informações oficiais sobre extensão do visto estão aqui! E, como temos que pensar em todas as possibilidades possíveis e imagináveis, se até março de 2012 nosso visto de RP ainda não der sinal de vida e a extensão não for aprovada, a gente volta e espera mais um pouco aqui. Mas pelo menos voltaremos mais bem preparados no idioma do que estamos hoje.

Enfim, então finalmente segunda feira fomos até o consulado buscar os nossos passaportes com o visto temporário emitido!!!!

Agora estamos definindo os outros detalhes, como locação do apartamento, seguro saúde, resolvendo as nossas coisas por aqui, por que embarcamos dia 30/08!!!! EEHHHH!!!!


A única coisa no processo federal que nos prenderia aqui por mais tempo seria se o pedido de exames médicos saísse até o dia 30/08, o que eu acho muito difícil. Caso contrario, os planos se mantém e dia 31 de Agosto chegaremos em Montreal!  


Enfim, é isso pessoal. Sentimos que estamos perdendo tempo aqui e as vezes até um pouco de dinheiro, pela questão do progresso demorado do francês, dai, vamos correr atrás do prejuízo, já que o federal não tem ajudado muito. E agora depois dessa decisão, as coisas ficaram tão mais próximas e tangíveis, já que temos uma data, que estamos até mais animados! E é isso, essa é a nossa novidade. E a partir de agora, estamos em contagem regressiva!!!!

14 comentários:

Gardene disse...

Parabéns pela decisão! Acho que estão certíssimos! Se não há mais nada prendendo vocês aqui, têm mais é que ir logo mesmo. Nós iremos para Montreal dia 23/08, uma semana antes de vocês. Quem sabe não nos conhecemos por lá, né!

Abraços e boa sorte!!!

Gardene
http://gardeneaguiar.blogspot.com

Pat disse...

Que legal Ju!! Vou ficar aqui na torcida pra que saia logo esse visto e vcs possam ficar de vez por lá.
Eu também ando sentido que o investimento em idiomas (no nosso caso inglês), está sendo muito alto, com baixo retorno, mas vamos aproveitar o momento pra juntar mais um pouco de $$ pra levar..
Mês que vem vou pedir o meu visto de Residente Temporário também, mas é só pra uma visita de uma semana a Calgary em Setembro a trabalho. Ainda não vai ser definitivo..rs

Bjs,
Paty

Liana disse...

Parabens pela decisao!!!! Adorei!!!! Eita felicidade né!!! Coisa boa!!!! Boa sorte com tudo, vou ficar na torcida e ansiosa pelos seus posts la das terras geladas!!! Bejao!!!

É Nóis no Canadá disse...

oi Ju,
Que novidade boa!!! Mto legal... acho que se a gente não tivesse filho pequeno e não precisasse juntar mais $$ faríamos o mesmo que vcs estão fazendo...
Sinto o mesmo com relação ao francês, continuamos com as aulas particulares só que diminuimos o rítmo após o CSQ! Demos uma desanimada boa, até comentei com o meu marido... parece que meu cérebro bloqueou o francês e parece que não estou mais aprendendo, acho que isso ocorre devido à desmotivação com a demora do federal e ao fato de saber que ainda temos 1 ano pela frente até a gente embarcar!
Boa sote p/ vcs!
E agora à contagem regressiva :))

Anônimo disse...

Ju, parabéns!!!! Adorei a idéia quando li no blog deles. Vale a muito a pena, e concordo com a Gardene, se não há mais nada os prendendo aqui, por que não?!
Nós demos um tempo no francês exatamente por isso, fico me perguntando se vale a pena gastar tanto por aqui, se chegando lá podemos fazer a francisação.
Quando fomos ano passado, estudamos na ALI e fizemos o seguro de saúde que eles indicam (GuardMe).
Vocês pretendem fazer deixar os exames feitos?
Tudo de bom para vocês!!!
Beijos.

Camila disse...

Nossa!
Fiz um post falando sobre isso no meu blog também, mas ainda não consegui convencer meu marido a fazer o mesmo, ele está receoso de que possamos ter alguma dificuldade em pegar os passaportes lá ou mesmo fazer os exames.
Também fiquei curiosa pra saber se vcs vao deixar os exames prontos aqui com alguém pra entregar quando chegarem os pedidos (como fizeram Chuck & Sarah) ou se vao fazer por lá.
Bonne chance! Felicitations!!!

Juliana disse...

Olá meninas!!!
Obrigada pelas palavras de apoio!!! Realmente é uma decisão muito séria, e vamos torcer para dar tudo certo!!! Esperamos em breve colocar nossos relatos diretamente da terrinha gelada!
Qto aos exames, pretendemos entrar em contato com a Maura no começo de agosto para tentar agilizar algo. Se não for possivel, faremos lá em Montreal mesmo! E depois mandaremos os passaportes pra cá por DHL/FEDEX/UPS qq coisa express!
Mais uma vez obrigada!!! Bjs

Anônimo disse...

Oi Ju,

Super boa sorte! Confesso que estou realmente tensa com essa demora no processo, mas continuaremos aguardando por aqui (espero que não muito, rs).

Mande notícias sempre.

bjs e sucesso!
Lessa

Unknown disse...

concordo que o aprendizado será muito melhor estando no Canadá. Vale muito isso !
Em que escola farão o curso ?
Eu estudei na YMCA downtown, perto da Peel (estação de metro). Lá tem curso de francês e eu recomendo a escola.

boa sorteeeee !!!!!!!!!

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com

Fernanda disse...

Estamos embarcando pra Montreal neste fds. Primeiramente é a turismo, fazer uma espécie de reconhecimento de área, mas juro, deu vontade de fazer como vcs e de repente ficar por lá. Eta coragem! Parabéns, a vida é assim, feita de pessoas que se bancam. Sucesso pra vcs.

Julia disse...

Parabéns pela decisão corajosa! :-)
Já tinha visto posts de vocês na comunidade do orkut e na CBQ enquanto ainda pensavam sobre o assunto. Cheguei até a pesquisar sobre o assunto, mas decidimos esperar o fim do processo por aqui mesmo.

Nosso federal é de Outubro, e nosso ideia é mudar só em janeiro de 2012... haja paciência!

Boa sorte com os preparativos e não deixem de postar aqui para acompanharmos - e claro, nos "inspirarmos" quando chegar a nossa vez.


Julia.

Tarcizo disse...

Poxa vida, estou muito feliz de ver que inspiramos tanta gente !!!!

Priscila disse...

Oie!! Estamos felizes de vcs terem se inspirado na gente! Manda email e ai marcamos de nos conhecer! Podemos dar alguma dica que vcs ainda nao tenham e ajudar em alguma coisa que podemos!! Abracos e ate mais!! Qlqr coisa deixa um comentario no blo que te enviamos em privado nossos contatos! See ya!
Priscila (Sarah)

Unknown disse...

Olá!!!

Acompanho o blog de vocês há algum tempo, mas é a primeira vez que posto um comentário.

Li este post, pois eu e minha esposa também temos a intenção de esperar pelo resultado do Federal já em terras québécoises. Excelente post!!

Muito sucesso pra vocês nesta empreitada.

Estou acompanhando vocês.

Grande abraço,
Rafa.