quarta-feira, 13 de julho de 2011

Preparativos para a viagem - O Visto de Turismo

Salut pessoas!

Voltando ao assunto da nossa viagem antes de recebermos o visto de RP, nosso próximo passo foi o pedido de visto de turismo.

Vou colocar aqui as informações de como fizemos, mas vale lembrar que essas coisas sempre mudam e logo essas informações podem estar desatualizadas. Todas as informações podem ser obtidas através do Site Oficial do Consulado do Canadá em SP.

Enfim, pra começar a primeira coisa a fazer, mesmo antes de separar qualquer documento ou preencher qualquer formulário, é agendar a entrega dos documentos no consulado. Digo isso por que a fila de espera é de aproximadamente 30 dias. Ou seja, se você ligar hoje, só vai conseguir agendar para daqui  1 mês, então, é melhor agendar logo e separar a documentação depois. As instruções para o agendamento são:

Para entregar seu pedido, você deverá agendar sua presença ligando somente entre 11:00h e 12:30h, de segunda à sexta-feira. Siga as instruções do nosso sistema de mensagem de voz. Você deverá entregar seu pedido na data agendada que poderá ser de segunda à quinta-feira, somente das 09:30h às 11:00h.

O telefone para agendamento é (11) 5509-4343 e a dica é ligar no ramal 3410! Descobri esse ramal por acaso pesquisando pelo google e entrando na opção em inglês do meno por que fiquei uns 3 dias tentando ligar e nunca era atendida. Foi um super golpe de sorte! 

Dai, após o agendamento, começamos a separar a documentação e preencher os formulários. Nada muito diferente do que já estamos acostumados, e achei até mais simples do que o pedido de visto americano. Os documentos que enviamos foram (conforme site oficial do consulado):

  • Duas fotografias recentes, 3cm x 5cm, do requerente principal e de cada acompanhante.
  • Uma cópia de carteira da Carteira de Identidade (ambos os lados).
  • Passaporte ou documento de viagem válido. Caso possua, queira apresentar passaportes anteriores.
  • Prova de que você possui recursos disponíveis e suficientes para se manter no Canadá.  Por exemplo: último imposto de renda com o recibo de entrega, os três últimos holerites e/ou contrato social e extratos bancários. (Neste item, levamos o IR, holerites e extratos bancários)
  • Comprovação de laços sociais e econômicos com seu país de origem, como por exemplo: declarações de seu empregador referentes aos três últimos pagamentos pelo trabalho desempenhado (se você estiver empregado); última atualização dos documentos de constituição da empresa com indicação da conta bancária empresarial (se você for empresário); comprovação de sua inscrição em uma instituição de ensino brasileira (se você for estudante). (Para essa comprovação, levamos a cópia das nossas carteiras de trabalho pois não queríamos falar nada nas nossas empresas e muito menos pedir uma declaração de trabalho para o consulado, e a pessoa que nos atendeu no consulado falou que a CTPS até comprova, mas eles preferem a declaração, portanto isso poderia ser solicitado como documento adicional, mas não nos pediram nada)
Além disso, cada caso exige uma documentação específica, como por exemplo negócios, visita a parentes e amigos, transito, etc. No nosso caso, como solicitamos o visto para estudo, a documentação especifica é a carta de aceitação da escola.  

Todas as informações sobre a documentação necessária para o pedido de visto, estão nesta página

Também é preciso preencher os formulários específicos do consulado que estão abaixo:

  • Formulário IMM5257: Deve ser preenchido por cada uma das pessoas solicitando o visto.

Neste formulário tem a tão temida pergunta se a pessoa já solicitou algum visto para o Canadá anteriormente e neste item muitas pessoas se perguntam se devem ou não mencionar que estão no processo de imigração. Nós achamos que SIM! É sempre importante falar a verdade, portanto em nosso pedido de visto temporário, nós mencionamos que estamos no processo de imigração para Québec desde novembro de 2010 e até mencionamos o número do nosso dossiê.


Para mais ajuda no preenchimento do formulário, existe também este manual em português ensinando o passo a passo do preenchimento do formulário.

  • Formulário de Questões Adicionais: Deve ser preenchido apenas 1 por família (à caneta) e deve ser respondido em português, já que as perguntas estão também em português.

Além disso, outros formulários podem ser solicitados, dependendo da situação de cada um:


Com tudo em mãos, é hora de pagar a taxa! E isso vai depender do tipo de visto que será solicitado: Uma entrada ou Múltiplas entradas. E antes de pagar a taxa, vale lembrar que:
Um visto de uma entrada permite que você entre no Canadá uma única vez.  Exceção: Se você viajar aos EUA, você pode usar este visto repetidas vezes para entrar no Canadá:
até a data de vencimento de seu status de visitante, que lhe será fornecida por um oficial de imigração ao chegar no Canadá e
se você não visitou outro país.
Um visto de múltiplas entradas permite que você entre no Canadá diversas vezes durante a validade do visto.  Se você viajar a um país além dos EUA e pretende entrar novamente no Canadá, você precisará de um visto de múltiplas entradas.
Como não vamos para outros países, além do USA (provavelmente) durante a nossa estadia com visto de turismo, optamos então pelo visto de uma única entrada.


Os valores atuais desses vistos são:


Visto de Residente Temporário - (Visitante) – Uma entrada
CAD 75.00 ou BRL 125,00


Visto de Residente Temporário - (Visitante) – Múltiplas entradas
CAD 150.00 ou BRL 250,00


Lembrando que estes valores podem mudar e é sempre bom ligar antes para confirmar antes do pagamento. 


E, o pagamento deve ser feito diretamente na conta do consulado, no HSBC, Ag 1888, conta 00116-05. Não pode ser feito no caixa automático, tem que ser direto no caixa mesmo! E como sou um pouco preocupada demais, optei por fazer deposito identificado, aquele que sai o nome do depositante no comprovante. Além disso, o comprovante original do depósito, tem que ser anexado ao pedido de visto e entregue ao consulado com toda a documentação.


Finalmente, no dia da entrega dos documentos, acontece apenas a conferência da papelada e a atendente pergunta apenas o propósito da viagem (pelo menos para nós foi só isso mesmo!). E o prazo para devolução dos passaportes é de 1 semana! 1 semana de espera, angustia e aflição para pessoas inseguras ansiosas e desesperadas como eu!

Enfim, esse foi o nosso passo a passo para a solicitação do visto de turismo durante o processo federal. Não teve nada de diferente de um visto de turista normal e vale lembrar que é sempre bom falar a verdade! Nunca omitir nenhuma informação!


A bientôt!

0 comentários: