sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Impressões sobre a palestra

Tenho estado meio sumida do blog, mas é a correria do dia a dia! Blog, Facebook, Orkut, Comunidades, Twitter, Email, MSN, etc, todas essas coisas para atualizar, ler, responder, etc, e as vezes sinto que não estou dando conta! Mas na medida do possível tento dar uma passadinha de vez em quando. Prometo que vamos responder todos os posts e email que recebemos, inclusive, continuem nos escrevendo, pois adoramos, ok!?!?!

Mas enfim, o post é sobre outro assunto: A Palestra!!! Então vamos lá!

Mais uma palestra se passou e mais uma vez tivemos a chance de tirar algumas duvidas e saímos com aquela vontade maior ainda de imigrar logo. De um modo geral não teve nada de novo na palestra, mas o que nos interessava mesmo era a parte final quando poderíamos fazer perguntas ao palestrante, e apesar da confusão que se formou em volta dele no final da palestra, foi tudo bem proveitoso. O palestrante de quarta feira foi o Giles do BIQ.

Diferente da palestra que fomos em abril, que foi conduzida pela Soraia, o Giles foi bem simpático, e até otimista demais viu. Não que a Soraia tenha sido antipática ou algo do tipo, mas ela falou o que tinha que falar e doa a quem doer. Por exemplo, em abril, ela falou para dentistas e advogados nem entrarem no processo pq seria praticamente impossível validar o diploma lá no Canadá, desse jeito, curta e grossa, sem cerimonias, no entanto, na quarta feira o Giles disse apenas que algumas profissões podem ter um pouco mais de dificuldade do que outras e que dentistas e advogados não estão na lista das profissões em demanda. Só isso e ponto final no assunto!

Outra diferença que percebemos entre as duas palestras foi a questão do frio. Enquanto a Soraia falou a realidade do frio de Quebec, que no auge do inverno chega a uns -30º, o Giles parece que não queria assustar o publico e disse que a temperatura não passa dos -12º e que nem é assim todos os dias, e que na verdade é raro chegar a uma temperatura tão baixa. Hellowww né! É claro que não é todo dia que a temperatura bate os -40º, mas -12 é super comum lá no Quebec... enfim, mais uma vez ele foi um pouco otimista demais, e não quis assustar o pessoal que estava ali.

Apesar de ter conseguido diversas informações importantes ali com ele na palestra de quarta feira, achei que a palestra de abril com a Soraia, foi muito mais completa e aprofundada no assunto, mostrando diversas cidades, explicando o processo detalhadamente e com muita organização na hora das perguntas. Mas enfim, cada um com o seu jeito e seu estilo de palestrar.

Agora, o ponto alto da noite foi quando um rapaz que queria fazer uma pergunta, começou a falar. Ele até começou bem, perguntando sobre o nível de francês mínimo para a entrevista, disse que estudou por 6 meses em Montreal, etc, até que surge a pérola: “Enquanto eu era estudante em Montreal, eu também toquei saxofone no metro. Isso conta positivamente como experiência profissional no Quebec?” Enfim, independente do que ele tenha feito ou deixado de fazer enquanto estava lá, não quero dar a minha opinião sobre isso, queria apenas comentar sobre a reação do palestrante, que foi cômica, hilária! O Sr Giles simplesmente ignorou a pergunta daquele rapaz e chamou o “proximo”, deixando o moço com aquela cara de “Ué, não entendi”.

Enfim, voltado às minha experiência com a palestra de quarta feira, depois de muito tumulto no finalzinho para conseguir tirar duvidas com o palestrante, finalmente consegui falar com ele. Perguntei sobre a questão do número de horas já estudadas de francês antes de dar entrada no processo, e ele confirmou que para dar entrada no processo não é obrigatório ter nenhuma hora de curso, contanto que vc consiga se virar na entrevista. É aquela velha história, se tiver é melhor, mas não é 100% necessário. Então decidimos que vamos pegar a declaração de horas na escola que estudamos, já que estamos terminando o modulo básico, e dar entrada o quanto antes.

Outra coisa que queria perguntar é sobre as datas das entrevistas. Apesar de tudo mostrar que não será este ano, ainda temos uma pontinha de esperança de nos convocarem para entrevista lá pra dezembro, sei lá. Sei que é muito improvável que isso aconteça, mas não custa nada tentar. Enfim, ele nos confirmou que as entrevistas vão sim até o final do ano e que ainda estão agendando. Outra coisa, conhecemos um requerente que acabou de dar entrada no processo e em 4 dias recebeu a convocação para a entrevista, detalhe, informando francês ZERO! Isso mesmo, zero! E quanto ele foi perguntar sobre o caso dele para o Giles, o palestrante ainda disse que se a pessoa der entrada dizendo a verdade sempre, mesmo que seja assumindo o francês zero, isso conta positivamente no processo. Achei meio absurdo, mas enfim. No caso deste Sr que conhecemos, tanto a profissão dele quanto a da esposa estão em demanda, o que é o nosso caso também! Como já disse, isso pode não acontecer conosco, mas vamos tentar. Na pior das hipóteses, ficaremos para a próxima leva de entrevistas que será em abril/maio. E além de tudo nosso francês não é zero... estamos com 120 horas, terminando o debutant.

Depois que conseguimos fazer as nossas perguntas, acabamos indo embora por que já estava meio tarde e tínhamos que trabalhar no dia seguinte e etc, e de um modo geral saímos de lá com o sentimento de que a palestra foi valida. Agora é terminar o nosso dossiê e enviar o quanto antes, pois já perdemos muito tempo. E como o próprio Giles confirmou o que já sabíamos, a parte federal está cada vez mais demorada, e até que eles liberem verba, mandem e treinem mais funcionários, já terá passado um tempão!

4 comentários:

quebecparanós disse...

Oi,legal vcs compartilharem as impressões da palestra Foi bom para mim tb ouvir a questão do francês. Tb vou mandar o dossie por agora. só falta pegarmos alguns históricos.
bjs

Ca e Ca no Ca-nada disse...

Olá tambem estavamos na palestra, e tambem tivemos a impressao de que ele foi otimista de mais e que as informacoes nao foram nada a mais do que ja achamos na internet aqui e acolá. Mas uma coisa é certa, saimos mais decididos ainda a nos aplicarmos no processo!
Somos novos no mundo dos blogs e adicionando vcs la no nosso.
Sucesso para todos nos! Abracos

Ca e Ca no Ca-nada disse...

Olá Juliana e Fabiano,

Obrigado por terem add nosso blog tbm!
Exatamente esse é o nosso pensamento, correr com a papelada e focar ainda mais nos estudos de Francês. A nossa ainda nao está pronta, ultimamente temos lido muita coisa, estamos fazendo muitas pesquisas, começaremos a preparar nossa documentação para envio no final desse mês, até lá ficaremos colhendo informações. Vi que vcs são de São Caetano, eu (Carlos) morei em São Bernardo por muitos anos e em Santo André até 2 meses atrás, agora estou em São Paulo. Muita sorte pra nós no processo, se precisarem de alguma coisa conte conosco tbm.

Abraços
Carlos e Camila

Simone e sua turma disse...

rs eu fui nessa palestra tb Ju, o lance do rapaz do saxofone é o seguinte: o rapaz foi pra estudar e trabalhou lá ilegal,não se pode tocar saxofone na rua pra ganhar uns trocos, por isso o Giles preferiu não comentar como quem diz "não, eu não ouvi isso!!!" rs
Bjs