terça-feira, 13 de setembro de 2011

Saint-Léonard de Portneuf

Salut pessoas!

Neste final de semana fomos até a cidade de Saint-Léonard de Portneuf em uma festa de amigos daqui do Québec e foi tudo muito legal!

Com certeza este é o lugar mais remoto e mais ao próximo do circulo polar ártico que já estivemos e um dos pontos mais ao norte que um dia chegaremos!




A cidade de Saint-Léonard de Portneuf, fica a aproximadamente 40 minutos de distancia da cidade de Québec e a mais ou menos 3 horas de Montreal. Percebemos que é uma cidade minuscula, e segundo a Wikipédia tem pouco mais de mil habitantes. Imagino que o pessoal de lá deve ter o que fazer, mas não vimos nenhuma empresa e pouquíssimos comércios, somente fazendas e chalés. 

Além de encontrarmos amigos, esta experiência foi muito legal também pelo francês e pelas curiosidades da cultura.

Falando primeiro do francês, para quem já acha que o francês do Québec é algo do outro mundo, imagina então o francês de um cara de uma cidadezinha do interior do Québec que praticamente nunca saiu dali!? Para nós que sempre estudamos com professores do Québec e não estranhamos tanto o sotaque, foi extremamente difícil, mas ao mesmo tempo foi muito legal praticar o idioma e forçar os ouvidos no nível máximo durante 2 dias. Ao mesmo tempo, também percebemos o quanto ainda estamos longe no aprendizado do idioma.

Agora sobre a cultura, o churrasco quebecois é algo extremamente bizarro! O auge do churrasco é quando o milho fica pronto, e olha que nem é feito na churrasqueira! A galera cozinha milho verde naquelas panelonas de água e serve com sal e manteiga e acompanhado da linguiça que cada um trouxe! Além disso, o milho cultivado aqui é um negócio completamente diferente do que estamos acostumados, é naturalmente Doce!!! Dá uma sensação meio estranha na primeira mordida, mas depois a gente acostuma.

Além disso, o esquema de churrasco aqui é diferente também por que cada um tem que levar a sua própria linguiça e a sua bebida. Levamos uma caixa de cerveja e voltou mais da metade por que acabamos não tomando tudo e como cada um leva o seu, mesmo oferecendo pro pessoal, nem sempre eles acabam pegando e no final se a gente não tomar sobra mesmo.

De resto foi tudo muito gostoso, falamos muito francês, passamos muito frio a noite e voltamos muito cansados e nem um pouco prontos pra começar o curso na ILSC (que começou ontem, segunda feira).

E, no calor do momento, a gente acaba esquecendo de tirar fotinhas, mas vou colocar algumas das poucas que tirei.






A bientôt.

3 comentários:

Moi et mes rêveries disse...

Oi Juliana!
Que legal o passeio de vcs. Nunca tinha ouvido falar sobre essa cidade, ou vilarejo... mil habitantes é tão pouquinho. Deve ser super mega pacato. E que paisagens lindas! Realmente algo completamente diferente do que temos por aqui.
E de volta à Montreal, bom começo de curso! Espero q vcs atinjam seus objetivos no curso de francês!

Salut :)
Camila

Marc disse...

Esse tipo de passeio é muito massa. Quando imigrar eu pretendo conhecer o Norte do Québec e talvez Nunavut.

Sobre o churrasco, quando estava em Québec no mês passado eu fui em um churrasco também, mas de brasileiros. Foi muito e quase igual aos nossos churrascos aqui, exceto que os cortes de carnes não eram os nossos e a línguiça era diferente. Mas foi ótimo mesmo assim.

Rê e Thatá disse...

Nem precisa dizer que nosso sonho era estar ai com vcs, ne? Mas tudo tem a sua hora e estou MEGA feliz que estao aproveitando e aprendendo bastante para nos ensinar qdo chegarmos ai. Vai ser emocionante demais encontrar vcs de novo na nossa nova ville! hehehe AMIGA, DEU CERTO. Vistossss em maos. To indo te encontrar jaja!