quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Nem tudo está perdido!

Salut pessoas!

Muita gente nos pergunta como estamos nos alimentando aqui. Alguns acham que só comemos Mc Donalds e que não existem frutas, legumes e verduras, só porcarias. Outros acham que só comemos congelados e frituras. 

Mas, para você que acha que fora do Brasil as terras são improdutivas e que os vegetais não resistem à uma viagem de avião e não podem ser importados, eis aqui a boa noticia: Sim, existem frutas, legumes e verduras no Canadá! Inclusive, existe arroz e feijão e existe também panela de pressão pra cozinhar a sua feijoada que jamais será esquecida!

Brincadeiras a parte, podemos viver uma vida até que bem normal com as coisas daqui, com poucas adaptações ao cardápio. Por exemplo, hoje até tiramos uma fotinha do nosso jantar!

Arroz, Feijão Preto, Linguiça, Salada de Alface e Tomate Cereja e Suco de Laranja!
Até o momento, a grande diferença que senti aqui em relação à comida é a grande quantidade de gordura presente nos alimentos. A linguicinha da foto por exemplo foi aferventada por alguns minutos e deixou uma grande quantidade de gordura na água. Depois, coloquei para grelhar sem nada, nem 1 gotinha sequer de óleo e mesmo assim joguei pelo ralo da pia 4 colheres de sopa cheias de óleo que a linguiça soltou. E, para ficar sequinha, ainda deixei um pouco no papel toalha, que ficou bem encharcadinho.

Para quem tem problemas de colesterol (como é o caso do Fabiano) ou controla neuroticamente o peso como eu, vale ficar atento a todos os rótulos e embalagens e comparar marcas, pois temos percebido que os valores nutricionais também são diferentes mesmo em produtos similares. E, atenção: Mesmo em coisas que a gente nem imagina, como o leite semi-desnatado, a tabela de valores nutricionais mostra uma pequena quantidade de Gordura Trans!

Mas, como disse lá em cima, nem tudo está perdido e é possível sim cuidar da saúde e alimentação por aqui. As fotinhas abaixo, tiradas no Marché Jean Talon, não me deixam mentir!



Agora, só precisamos encontrar um açougue que venda carninhas gostosas, por que a carne moida de supermercado que compramos aqui estava com gosto de carne velha e ficamos traumatizados. Aceitamos sugestões!

A bientôt.

7 comentários:

Flávia C. disse...

E o precinho da saladinha e arroz por aí, é muito exorbitante??

Que nojo de fazer um monte dessas coisas com a lingüiça, credo! E frango, não tem?

Fala pro seu pai abrir uma tenda de frutas por aí também....hehehe...

Bjss

Marché aux puces disse...

OI Ju,
Vou te dar um Help, achei esse blog http://axequebec.blogspot.com/2011/07/carne-nossa-de-cada-dia.html, com post só sobre carnes. Acho que pode te ajudar.
Bjs

Moi et mes rêveries disse...

Oi Juliana!
Mto bom o poste mostrando que só come porcaria aí quem quer.
Tem um site, soscuisine.com, muito interessante. Além de receitinhas, vc pode comparar o preço da maioria dos itens nos supermercados da cidade.
A única ressalva que eu tenho com relação às frutas, é que acho que as frutas que não são típicas daí não tem muito gosto. Como são colhidas ainda verde, acho q perdem o sabor. Mas tb é só questão de descobrir o que é típico do Québec e região e ir adaptando o paladar aos poucos. Tem mtas coisinhas gostosas aí que não encontramos por aqui. E vice-versa. C'est la vie!

Abs, Camila

Juliana disse...

Oi Fla!
Então, não achamos as coisas mto mais caras que no Brasil não... arroz e feijão por exemplo achamos que sai elas por elas. Verduras e legumes nós achamos mais baratos e algumas frutas mais caras um pouco, mas a qualidade não tem nem comparação! Mto boas!

Manu, obrigada pela dica, já me falaram desse açougue mesmo, mas como é longe pra caramba acabamos não indo ainda... mas acho que acabaremos indo lá em breve...

Oi Cá, realmente dá pra evitar as porcarias, mas confesso que as vezes é bem dificil! Tem que se policiar bem... Mas pelo menos nosso almoço de segunda a sexta na escola tem sido bem balanceado!
Qto às frutas, por enquanto só comemos as que são produzidas aqui: Pessegos de vários tipos, nectarinas, morangos, etc. Uma mais maravilhosa que a outra! Mas vou prestar atenção qto às importadas.

Bjs

Tatiana disse...

Olá!

Veja este post do bog Les Lapins

http://leslapins.wordpress.com/2011/08/26/nossa-melhor-alternativa-para-comprar-carne-bovina-inclusive-picanha/


Eu acho que no Jean Talon tem coisas boas

Liana disse...

Ju!!!!

esta foto parece realmente no Brasil.. bom saber, que até saladinha é tranquilo encontrar. Minha maior preocupação é com carne!

Quando for ao tal açougue, poste aqui também!! :)

Até agora.. vc tem escrito muito sobre a vida realmente ai, mas, como foi a emoção de chegar no lugar que voce estava tão ansiosa por chegar????

beijão!!!

Juliana disse...

Oi Li, sobre a emoção de chegar aqui, acredite, não senti nada! Estavamos tao cansados, com mta dor de cabeça depois da viagem, com tanto peso pra carregar que sinceramente deixei os sentimentos de lado e e ficha só caiu mesmo uns 2 ou 3 dias depois... rsrsrs

Ah, estou ainda ensaiando pra ir nesse açougue pq é mto longe, mas logo irei pq tá dificil ficar só no ovo, linguiça e salada... rsrsrs
Bjs