terça-feira, 20 de setembro de 2011

Serviço de utilidade publica

Salut Pessoas!

Estamos sumidos, mas aos poucos retomando a nossa vida virtual, prometo que vou colocar alguns posts nos próximos dias contando todas as novidades.

Mas, o assunto hoje é um negócio que a gente não conhecia, testamos e aprovamos e queremos compartilhar com vocês por que o esquema é legal mesmo!


Por acaso alguém conhece o Allo Stop e o Amigo Express???? Eu não conhecia. Recebemos a indicação desse "serviço" através de uma amiga nossa que já está aqui e usou bastante. Trata-se de um sistema de covoiturage onde as pessoas que viajam de um lugar para outro, "vendem" assentos em seus carros e assim compartilham o mesmo veiculo, fazendo a viagem juntos, diminuindo o número de carros nas ruas e ainda colaborando com o meio ambiente, tudo por um precinho bem legal. De quebra você ainda conhece pessoas interessantes!


Neste final de semana fomos para a cidade de Québec e utilizamos o Amigo Express. Confesso que no começo estava meio cética se o negócio funcionaria mesmo e até com um pouco de receio quanto à pessoa que nos daria a carona, mas Graças a Deus deu tudo certo e viajamos com uma pessoa legal e responsável.

Uma das coisas mais legais que gostamos muito aqui no Canadá é a questão da confiança. Ninguém fica o tempo todo na defensiva, esperando que o outro vá se aproveitar dele ou de alguma situação. As pessoas simplesmente confiam na ética e educação umas das outras. Digo isso por que logo nos primeiros 10 minutos após conhecermos a nossa covoitureuse do trajeto de ida, ela simplesmente nos deixou no carro sozinhos para sair para encontrar a terceira e última passageira. Poderíamos ter ido embora com o carro dela, mas somos pessoas legais e não fomos! Rsrsrs

Na viagem de ida fomos com uma quebeca de Îles de la Madeleine, com um sotaque super carregado que entendemos só metade do que ela falou, mas que mesmo assim foi super legal. Já na volta, no domingo a tarde, viemos com um outro quebeco no volante e uma mocinha na frente. Infelizmente acho que eram muito tímidos ou não estavam muito afim de papo e acabou não rolando nenhuma conversinha. Mas tudo bem, por que acabamos relaxando um pouco, pois estávamos esgotados.

E, mais uma vez, reforçamos o que já dissemos: Covoiturage ou Carona é tudo de bom! Com certeza a gente não teria coragem de fazer isso no Brasil, mas aqui, depois de vermos como o sistema funciona, aprovamos e utilizaremos de novo, quantas vezes for necessário. E quando comprarmos o nosso carrinho aqui, certamente entraremos neste esquema também!

E sobre o fim de semana em Quebec, isso é assunto para outro dia.

A bientôt!

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa muito boa a dica e já vou anotar na minha listinha!!!
Merci et Bonne chance!

Flávia disse...

Nossa, que legal, Ju! E qualquer pessoa pode fazer isso, até turista mesmo? Ou tem que comprovar residência no Canadá?

E custa quanto?

Bjs, saudades de vcs!!!

Fabiano disse...

Oi Flavia

Somos turistas ainda então não tem problema. O custo depende do destino e cada motorista cobra um valor e o valor é aproximado, mas a diferença é pouca.
Para o Quebec foi cobrado $15,00 por pessoa e esse valor você já sabe pelo site.

Saudades de vocês também....bj e ate logo.