quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A saga do aluguel

Salut pessoas!

Dando continuidade ao post sobre o lugar aonde vamos morar e já respondendo as perguntas, vamos falar um pouco sobre o bairro que escolhemos, a busca pelo apartamento e como foi a assinatura do nosso bail.

Primeiramente, nosso bairro. Escolhemos morar em Ville de Mont-Royal, que na verdade não é um bairro, mas sim uma micro-cidade dentro de Montréal. Já tinha ouvido falar muito bem sobre VMR, mas como nunca pesquisei a fundo nenhum bairro, acabei não dando muita atenção, pois queríamos ter a nossa própria percepção das regiões quando chegássemos aqui. Também queríamos pesquisar tudo, andar pela cidade e conhecer os bairros sem pré-conceitos já formados, sem ao menos termos pisado por aqui.
Mapa da Ilha de Montreal, para vocês terem uma ideia de onde fica VMR. Todos os "bairros" em azul, são os bairros-cidades, com prefeitura e administração própria. 
Pela nossa percepção, o bairro é muito gostoso, tranquilo, bastante residencial e seguro. Lá tivemos uma sensação de segurança maior do que em outros lugares da cidade, que dá pra ser comparada com quando fomos para Québec. A vantagem porém é que aqui estamos perto de tudo. VMR tem prefeitura própria e oferece uma série de serviços, eventos e atividades para os residentes. Maiores informações sobre o que VMR oferece, calendário de eventos, atividades físicas, atelies, etc podem ser encontradas aqui no site da cidade

O "bairro" não é muito grande, como vocês podem ver no mapa abaixo. É praticamente um quadrado, com suas avenidas principais, um centrinho comercial e uma grande praça no meio, que me lembra muito aquelas cidades do interior, mas somente a forma de organização da cidade e mais nada.


Depois que definimos o bairro, foi a hora de sair em busca do apartamento para alugar. Na verdade, esse bairro era a nossa primeira opção, mas não restringimos a nossa busca apenas em VMR, pois se encontrássemos um apartamento legal em algum bairro com as mesmas características, consideramos fazer uma visita e conhece-lo também.

Sempre usei a internet para tudo, mas essa busca por apartamentos me mostrou que a internet aqui não funciona muito bem! Entrei em contato com anunciantes em diversos sites como por exemplo o  Logis QuebecLouer.com, Kijiji, etc e encontrei muitos (mas muitos mesmo) anúncios desatualizados, bem nas primeiras páginas. Em diversos contatos as pessoas me disseram que o anuncio foi retirado a mais de 1 ano!!!! De todos os sites, o melhorzinho era o Trouver un Appart, mas mesmo assim também tem coisas antigas. Assim, nossa estratégia para busca de apartamentos era andando pelos bairros e vendo aquelas plaquinhas de "A Louer", e também conversando com pessoas que fomos conhecendo por aqui, que poderiam nos avisar caso algum imóvel do prédio deles estivesse vago. E foi desta forma que encontramos o nosso apartamento escolhido, através da indicação de um casal de brasileiros que conhecemos aqui e moram no mesmo prédio.

A partir dai, tudo foi conduzido por nós mesmos diretamente com a concierge do prédio. Fizemos duas visitas ao apartamento para ter certeza de que seria ali mesmo e andamos em horários diferentes pelo bairro para tentar ter uma visão melhor da região que estávamos escolhendo. Também fizemos milhares de perguntas para a concierge e não desanimamos, mesmo quando conseguíamos ver na cara dela que ela já não aguentava mais a gente ali. Mas é assim mesmo que tem que ser gente. É a nossa primeira locação de um imóvel em um outro país e os contratos tem duração de 1 ano portanto, temos que ter certeza de tudo e não pode ficar nenhuma dúvida.

Finalmente decidimos ficar com o apê e marcamos o dia da assinatura do bail. Estávamos com receio de ter algum problema, pois não sei se vocês se lembram, mas estamos aqui como estudantes e o nosso processo federal deve terminar até o começo do ano que vem. Ouvimos várias histórias de pessoas que tem dificuldade em alugar um imóvel justamente pela falta de histórico de crédito, emprego, garantias, etc, mas graças a indicação deste casal que falei que mora lá no prédio, acabamos assinando o contrato sem maiores problemas. A unica exigência foi o pagamento do primeiro e do ultimo mês no ato da assinatura.

E agora, aguardamos ansiosamente o dia 01/12, que será o dia da nossa mudança. E assim que nos mudarmos para o apto novo, coloco fotinhas dele por dentro! Por enquanto, um pedacinho da vista da rua e do lado de fora do prédio.


A bientôt.

3 comentários:

Moi et mes rêveries disse...

Parabéns mais uma vez. Me parece msm que Ville de MOnt-Royal é um bairro ótimo, mto tranquilo e seguro. E a rua e o prédio são mto lindinhos!
Boa sorte agora na ikea, kkk!

bjos,
Camila

Anônimo disse...

Nossa, a rua é linda!
Acho que o legal de terem fechado os 3 meses de apartamento temporário foi que assim tiveram tempo o suficiente para bater perna, conhecer tudo e encontrar aquilo que procuravam. Acho que um mês é muito pouco e acaba ficando muito corrido, ainda mais quando temos todos aqueles documentos e rendez-vous.
Muito bom, Ju! Quero ver fotos da casa nova!
Bjs

Julia disse...

Parabéns pelo apartamento! Parece ser um bairro bem gostoso!

Deve ser muito bom ver as coisas acontecendo e a vida criando raízes por aí!

Espero estar nessa faso logo mais! :-)