quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Se preparando

Salut pessoas!

Com o friozinho se aproximando (apesar dos dias gostosos de sol e temperatura na faixa dos 20°C) é chegada a hora de nos prepararmos para a era do gelo que logo logo estará ai batendo à nossa porta. E essa preparação nos trás uma tarefa que adoro muito e o marido detesta, pois chegou a hora de fazermos compras!

Até agora aprendi que essa questão das roupas de inverno é bastante relativa. Há quem use uma coisa e há quem use outra. Assim como tem pessoas que sentem mais frio que outras, apesar de que acredito que quando faz -30°C todo mundo deve sentir frio do mesmo jeito! 

Para essa tarefa, contamos com a ajuda de algumas amigas quebequenses, experientes no assunto inverno e que também nos disseram que mesmo para as pessoas daqui a escolha dos itens como bota e casaco é pessoal e uma pessoa pode se adaptar a um certo produto por exemplo e outra pessoa não. Por isso, optamos por comprar produtos que (pelas nossas pesquisas aqui) são considerados muito bons e seguram bem o frio, vento, umidade, etc principalmente para nós que somos marinheiros de primeira viagem. Outro ponto que consideramos importante é a questão do conforto, pois andar com um casado super pesado ou mesmo com várias peças grandes de roupa, não nos pareceu muito prático.

Vale a pena lembrar que não somos os donos da verdade e nem experts no assunto roupa de inverno. Ainda vamos testar nossas roupas e sapatos e no decorrer do inverno contaremos como tem sido a nossa experiencia.

Mas, vamos ao que interessa.

Polar: Para os dias não tão frios (na faixa dos O graus) pode ser usada por baixo dos casacos que trouxemos do Brasil mesmo e esquenta muito bem. A loja diz que é a prova de vento, que pelo que me lembro é uma das piores coisas do inverno canadense. Testamos num final de semana gelado em Quebec e não nos arrependemos. O material parece aquele soft que conhecemos no Brasil, mas menos fofinho e um pouco mais grosso. A da foto é igual a que o Fabiano comprou e a minha é preta. Estilo totalmente esportivo, nada fashion mas faz muito bem seu trabalho. Também pode ser usada nos dias mega frios por baixo do casaco, como camada intermediária.

Botas: Optamos por botas impermeáveis, respiráveis e que aguentam o frio de -30°C. Ficaram confortáveis nos pés, mas como o inverno não chegou, ainda não foram testadas e não temos maiores detalhes. Duas dicas que nos passaram: 1) usar sempre com meia de lã e/ou sintética, jamais algodão pois a transpiração acaba deixando a meia úmida e consequentemente os pés ficam úmidos e gelados e 2) comprar sempre um número maior para que tenha espaço para o uso da meia de lã e retenção do calor. Para as meninas (que assim como eu querem estar quentinhas, mas sem abrir mão da questão estética), achei um pouco mais difícil encontrar botas quentes e bonitas, mas depois de algumas pesquisas encontramos alguns modelos bem legais. As etiquetas dizem que tanto a minha quanto a do Fabiano aguentam tranquilamente -30°C. Vamos ver né!
Casacos: Foi a parte mais difícil! Provamos diversas marcas e modelos e sempre ficava aquela dúvida e insegurança por não termos certeza se estávamos comprando a coisa certa. Por isso resolvemos investir em um casaco daqueles que falam que pode ser comprado de olhos fechados que não vai ter erro. Como não temos referencias sobre o assunto, resolvemos confiar e o resultado saberemos depois! Escolhemos a mesma "configuração" para os dois, portanto os dois casacos são impermeáveis, a prova de vento, respiráveis  e com outras frescurinhas a mais, como os detalhes da touca, o peso (já que são bem leves) etc. Dizem por ai que no auge do inverno esses casacos nos mantém aquecidos usando somente uma blusa leve de manga comprida por baixo. Como só acredito vendo, farei o teste e se eu não congelar, volto pra contar! O do Fabiano é o da esquerda que vai até o bumbum e o meu é o maior que vai até a metade da coxa.
Itens diversos: Luvas, toucas, cachecóis. Algumas coisas a gente já tinha e outras a gente comprou, mas acho que isso não tem segredo e pode ser comprado em qualquer loja daqui, desde as mais em conta até na loja da marca que cada um mais gosta.

Roupa "de baixo": A também conhecida como segunda pele que alguns dizem que precisa, outros dizem que não. Essa ainda não compramos, mas pensamos em comprar pelo menos uma daquelas tipo calça para cada um de nós. Já vimos que tem de vários tipos e de vários materiais, como lãs e sintéticos, portanto também tem de vários preços. Para essa peça também vale a regra de não usar o algodão que pode resfriar o corpo com a umidade, transpiração, etc, e o tecido tem que deixar a pele respirar e manter o calor. Mais uma vez, vamos testar e depois dizemos o que funcionou melhor para nós!

Só lembrando que esse tipo de peça é considerada roupa intima, então nada de levar pra casa, provar e depois trocar! Nos lugares que pesquisamos, a trocas é somente com a caixa fechada, do jeito que saiu da loja!

Enfim, por enquanto só conseguimos chegar à conclusão de que a ciência da roupa de inverno não é exata! Tudo depende da sensibilidade ao frio de cada um e também de como seu corpo vai reagir com as roupas. Como o pessoal daqui diz, o auge do inverno é final de dezembro até final de fevereiro, então só ai mesmo que poderemos comprovar a eficiência das roupas e com certeza voltaremos depois para contar como foi!


A bientôt.

11 comentários:

Anônimo disse...

Ótima dicas! Acho que a North Face e Columbia são as melhores marcas para o inverno.
Depois quero as dicas das lojas!
Bjs

Cindy disse...

Oiiee gente,...

Adorei o post, muito legal. Nós também estamos no dilema do que comprar. Vai ser nosso primeiro inverno aqui e não quero passar muito frio.

Valeu pelo post.

Cindy

Flávia disse...

Legal! Seu casaco marrom parece mto o meu preto, que fez bonito na friaca que passamos no Canadá.. é de pluma de ganso também?

Me lembrei agora das 50 camadas que usamos para o dia de -15ºC (thermal+blusa fina+duas blusas de moletom+casacão)... Se usar aqui no Brasil, a blusa fina + casacão aguenta o pior inverno....
Eu não sei vc, mas não me lembro de ter suado nenhuma vez, é tanto frio que o corpo esquecer de transpirar! rsrsrs...
Luva é bom comprar aquelas de ski, até eu que sou friorenta demais não lembro de ter passado frio nas mãos. Lembro de termos gastado uns USD 10 em cada par.
Comprar bota é muito chato, né? A sua é super fashion, adorei!

Juliana disse...

Oie
Entao Fla, na verdade o meu é cinza... rsrsrsrs, mas acho que a foto nao tá ajudando tbm.
Uma das camadas internas dele é de pluma de ganso sim. Espero não ter que usar 50 camadas, mas vamos ter que testar né!
A questao da transpiracao acho que pega mais qdo a pessoa fica em movimento constante, tipo fazendo algum exercicio, esporte de inverno ou algo do tipo, mas ainda isso é modo avançado pra gente... rsrsrsrsrs
Ah, adorei comprar a bota, mesmo tendo rodado praticamente todas as lojas daqui.... é que vc sabe como sou né! Adoro fazer comprinhas.. rsrsrsrs
Bjs

Jeane Mendes disse...

Olá Juliana,
Ótimo post! Depois das buscas, vc sugere alguma(s) loja(s) para compra de botas e casacos?! Uma preferida!?
Bjos

Márcio Nascimento disse...

Oi Juliana,

Muito legal as informações.
Vc poderia fazer outro post falando sobre os preços desses itens?

Sucesso!

brunamuniz disse...

Oi Juliana!
Faço das palavras do Márcio as minhas... você poderia nos dar a faixa etária dos itens?!
obrigada!!

Juliana disse...

Olá pessoas!
Vu fazer um post respondendo as perguntas de vcs!! Se tiverem mais perguntas é só mandar que consolido tudo na mesma postagem!

Pat disse...

Oi Ju. Muito legal as dicas.
O Du ainda tem aqui um casacão e o tenis que ele comprou aí, mas eu vou precisar comprar tudo quando chegar :D
Bjos,
Paty

Cilei disse...

Parabéns pelo post. Está ótimo.
Obrigada!

Lupatinadora disse...

Eu só comprei minha bota em março pois não gostava de nenhuma, rs rs rs.

Tem uma fotuca dela aqui:
http://dofornoparaofreezer.blogspot.com/2011/04/verdade-sobre-roupas-de-inverno.html

Acabei comprando um novo casaco "meia estação" - casaco branco, curtinho, mais fashion, para usar o outono e na primavera. Paguei 70 doletas no outlet da Gap nos States - estou só esperando esfriar pra usar!