terça-feira, 8 de novembro de 2011

Enquanto a francisação não começa

Salut pessoas!

Como comentei há alguns dias atras, nosso curso de francês na ILSC terminou e a francisação ainda não começou. Infelizmente ela só vai começar em janeiro, por isso acabamos buscando algumas alternativas para não ficarmos parados por aqui, sem praticar o francês e sem ter o que fazer. 

Neste exato momento também não é possível continuarmos no mesmo curso que fizemos na ILSC devido ao alto custo (em torno de CAD 250,00/semana cada um), por isso saímos em busca de centros comunitários e de apoio ao imigrante, que oferecem cursos de idiomas a preços bastante acessíveis.

E, em nossas andanças pela cidade e pesquisas pela internet, encontramos a Maison de L'Amitié. Este lugar é um órgão sem fins lucrativos que ajuda na adaptação de imigrantes recém chegados. Tudo é  mantido e organizado por voluntários, desde a recepção, até os professores. Lá eles também possuem quartos para locação, mas não chegamos a conhecer. 

O curso que eles oferecem tem duração de 6 semanas, sendo 13 horas por semana, inclusive 3 destas 13 horas são dedicadas apenas à fonética. Estudaremos toda segunda, quarta e sexta e o preço é de CAD 90,00 pelo curso normal e CAD 15,00 pelo curso de fonética.

Ontem tivemos a primeira aula e conhecemos 2 professoras, a de conversação e a de gramática. Duas quebecas com aquele sotaque maravilhoso para treinar nossos ouvidos para a realidade daqui! As aulas foram bem legais, todo mundo teve a oportunidade de falar, responder os exercícios juntos e participar das conversas. As professoras também foram bem atenciosas, corrigiram bastante nossos erros e, mesmo sendo voluntarias, se mostraram bem preparadas para dar aulas. Me identifiquei bastante com uma delas, a de gramática, pois ela tinha um trabalho bem legal e cheio de responsabilidades no mercado financeiro aqui, e depois de alguns anos se estressou pela falta de vida própria, cobrancas e etc e acabou largando tudo para se dedicar ao que ela realmente gosta.

Por ser um curso em um centro comunitário, as turmas são um pouco grandes. Nosso grupo tem 28 pessoas, mas é impressionante como todo mundo consegue participar e respeita a vez do outro. Estamos também em uma super salada cultural, com gente de diversos cantos do mundo, cada um com a sua historia e o seu por que de estar ali. Nem todo mundo é imigrante, alguns são turistas, outros vieram por que o cônjuge recebeu uma proposta de emprego, mas nunca pensaram em imigrar, outros são estudantes que precisam aprender francês, e assim por diante. E, apesar de os brasileiros serem a maioria (somos 7), todo mundo ficou +/- separado e não teve bate papo em português.

Outra coisa que nos surpreendeu foi que eles possuem apostilas próprias! Eu, com meu problema de perder folhas soltas, adorei!




A unica coisa que é chatinha nesse curso é que eles possuem apenas 3 níveis, ou seja, se você conhece alguma coisinha a mais de francês vai acabar caindo no nível "avançado" deles, que de avançado não tem nada. Mas, mesmo assim, não deixa de ser algo bom para não ficarmos parados no idioma e ao mesmo tempo revisar alguns pontos gramaticais chatos que com o tempo a gente vai esquecendo e fazendo erros nas conversas.

Além disso, para quem tiver interesse, eles também tem curso de inglês e custa CAD 70,00 por 6 semanas.

Por enquanto é isso! E em breve, mais novidades!

A bientôt

4 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal, Ju!! Estudar nunca é demais.. Por aqui, estamos planejando fazer o Intensivo de Férias da Aliança Francesa em janeiro... Bem puxado porque estamos trabalhando, mas vale a pena!!!
Beijos

Flávia disse...

Que legal, menina dos cursos! É bom pra conversar e fazer amizades com o pessoal daí... 13 horas nem é tanto, mas qualquer coisa vale a pena!

Bjsss

Juntos no Québec disse...

Oi juliana,

Me tira uma dúvida. Quais são os meses que começa a francisação? Posta depois o endereço completo desse lugar pra nós.

Abraço

Sabrina

Juliana disse...

Ola Cleberson e Sabrina
Infelizmente não sabemos quais são os meses que começam as turmas de francisação. Descobrimos que a próxima turma de francisação parcial começa em janeiro pois fomos em todas as escolas da lista do MICC e la nos informaram que seria em janeiro.
Perguntei, mas nao nos disseram de quantos em quantos meses as turmas começam.
No caso da francisacao em periodo integral, só saberemos quando virarmos residentes e o MICC nos atender, por que por enquanto ainda nao temos acesso ao MICC.
Abcs