quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Curso de Francês Particular em Montreal

Salut pessoas!

Respondendo a pergunta da luefenoca sobre a ILSC, que foi a escola particular que escolhemos para fazer um curso de francês, antes de começarmos a francisação: A escola é muito boa, tem uma ótima estrutura, é bem localizada, os professores são excelentes e o staff bem atencioso e prestativo. A minha turma não ficou o tempo todo fechada na sala de aula e fizemos várias atividades externas, como apresentações para os outros alunos, visitas a exposições, palestra no  centro de turismo, visita ao Cirque du Soleil, etc. Já a turma do Fabiano não fez tantas atividades externas assim, mas acho que isso depende do nível de cada turma e do professor. É possível também encontrar vários alunos candidatos à imigração que estão em Montreal conhecendo a cidade e melhorando o francês antes de aplicar para o processo.

Porém, como nada é perfeito, eu apontaria alguns pequenos detalhes que poderiam ser melhorados. A escola por exemplo não trabalha com material próprio, então todos os dias você recebe o material do professor, que geralmente é xerox de um ou vários livros. Para pessoas meio desorganizadas como eu, isso é um pouco complicado pois sempre perdia ou esquecia alguma folha. Além disso, a ILSC é uma escola que recebe alunos do mundo inteiro cada um com seus objetivos específicos e nem todo mundo está interessado em imigrar para  o Québec, portanto o francês ensinado lá não é exatamente o francês quebecois, e sim o francês "internacional" ou francês da França. E, um problema que não é da escola, mas existe, é que muitos alunos parecem que estão lá por que a família mandou e não estão muito interessados em colaborar com a turma, participar da aula, etc, mas infelizmente este é um problema de praticamente todas as escolas como essa.

Enfim, no final das contas, achamos que o curso valeu muito a pena e foi um ótimo investimento que fizemos em nós. Conseguimos nos soltar bem mais no francês oral, nossos ouvidos se abriram e revisamos ou aprendemos muitas coisas na parte gramatical. É uma escola onde eu estudaria novamente e com certeza recomendaria para quem tivesse interesse.

Espero ter ajudado.

A bientôt.

3 comentários:

Marc disse...

Ah, esse problema com o xerox acontece comigo também.

Estou fazendo um curso regular de inglês no Brasil. Estou no nível avançado, o qual não tem um programa específico, o professor define o que vamos estudar baseando-se nas dificuldades da turma.

Então TODA aula ele distribui várias folhas de xerox com textos e exercícios.

Eu sinceramente prefiro assim, pois o curso fica bem dinâmico.

Sir Minsc disse...

oie juliana e fabiano! to eu aqui como prometido acompanhando vcs! então, realmente o curso foi muito bom, principalmente para mim que tinha um grande problema de desorganização gramatical (falava algumas coisas mas não sabia exatamente pq). o curso ajudou muito a melhorar essa situação.
fora que vc tem contato com pessoas de diferentes partes do mundo que tb querem falar francês.
bem, mesmo para o pessoal que quer imigrar como eu, eu recomendo muito o ilsc, por tudo o q a juliana comentou ai em cima. tenho ótimas lembranças desse tempo que passei em montréal.
um abração ao fabiano e um bju pra juliana!
meus amigos, to chegando hein!! :)

Anônimo disse...

Olá Fabiana,
Tenho acompanhado o seu blog e é possível me informar qual o valor e duração do curso?
Obrigada e boa sorte na sua jornada.
Cilei