quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vamos morar em...

Montreal! 

Nunca pensei que seria tão difícil escolher a cidade onde morar, mas pelo menos por enquanto, nossa decisão está tomada. Não quero começar aqui mais uma daquelas famosas discussões sobre qual é a melhor cidade, Montreal ou Québec, vou apenas colocar as NOSSAS impressões sobre as duas cidades, nesses 2 meses que estamos aqui, e falar um pouco sobre a NOSSA escolha.

Antes de vir pra cá, pensávamos mesmo em ir diretamente para Québec, começar tudo do zero por lá, e só conhecer Montreal depois a passeio. Mas as coisas não aconteceram bem assim! Como vocês sabem, viemos pra cá melhorar o nosso francês antes da finalização do processo de residência, e ai a nossa escolha teve que ser repensada. Em Montreal conseguiríamos nos matricular na francisação e alugar um apartamento temporário mais facilmente do que em Québec, e por isso optamos por vir inicialmente para cá.

Nesse meio tempo tivemos a oportunidade de ir para Québec duas vezes em viagens exploratórias e conseguimos formar uma opinião sobre as duas cidades, para ajudar na nossa escolha.

Gostamos muito de Québec. 
Há pouco tempo atrás fiz um post falando sobre o nosso primeiro passeio em Québec, e tudo o que dissemos lá ainda se mantém. Québec é uma cidade linda! Super limpa, bem tranquila, muito bem organizada e super segura. Nos surpreendemos com o tamanho da cidade, pois esperávamos algo bem menor, mas Québec é uma cidade relativamente grande. Além disso, temos a impressão de que o custo de vida em Québec é menor e, pelo menos os apartamentos que visitamos em Québec, eram mais novos, melhores e mais baratos que os de Montreal.

Mas também gostamos muito de Montreal.
Viemos de São Paulo e alguns hábitos paulistas são difíceis de serem mudados de uma hora pra outra. Gostamos muito de restaurantes, bares, eventos e de ter várias opções ao mesmo tempo do que fazer e isso é constante em Montreal. Ainda não temos filhos, então nos viramos muito bem somente com o transporte público. Adoramos ter a nossa disposição um sistema de transportes completo e que funciona muito bem, com metros, ônibus e trens, que nos levam rapidamente aos diferentes pontos da cidade. E, apesar do custo de vida daqui ser um pouco maior, conseguimos encontrar bairros tranquilos e seguros, super parecidos com os bairros de Québec, mas ao mesmo tempo perto de todas as facilidades que Montreal nos oferece.

Confesso que a escolha não foi fácil, mas teríamos que começar focados em algum lugar e optamos por começar por aqui. Não descartamos de maneira alguma a possibilidade de em breve ou futuramente, irmos para lá, mas por enquanto nosso lugar é aqui. E, para comemorar a decisão, assinamos hoje nosso primeiro Bail, que para nós representa o primeiro passo dessa caminhada.

Sim, já temos endereço fixo!
A bientôt!

8 comentários:

Liana disse...

Amei este post! Agora sim com a emoção da chegada! Perdoe-me, estou sensivel pois o Leandro acabou de sair para a entrevista da missão então estou sensível!!! Hahahah! Show Ju, parabéns pelo apto!!! Bjao pra vcs!!! Ah! Posso perguntar qual o bairro?! :D em montreal temos uma queda fortissima por îles des soeurs!

Juntos no Québec disse...

Juliana,

Parabéns!! Eu sou suspeita em falar pois amo Montréal foi amor à primeira vista, inclusive o bairroque escolhemos a principio foi assim também, claro levando em conta os preços dos alugueis.
Aproveite e boa sorte, em abril estamos aí.

Abraço

Sabrina

Marc disse...

Parabéns e obrigado pelo post!

Como vocês não tem filhos a melhor coisa a fazer é explorar mesmo...

Sou de SP também, mas fugi de lá há 7 anos. Claro que sinto falta de algumas coisas, mas pretendo continuar fugindo de cidade grande :)

Anônimo disse...

Parabens por mais um passo dado!!! Vamos ao SAC entao! Qual bairro foi escolhido? E dicas sobre a procura do apartamento sao bem vindas!!! Bjs

moi et mes rêveries disse...

Parabéns pelo bail! Que vcs sejam mto felizes na casa nova! E mais uma pra lista dos curiosos, que bairro escolheram e como fizeram pra alugar?
E qto à escolha da cidade, acho que fizeram bem em pesar o que conta mais pra vcs nesse momento. Se nessa etapa da vida Montréal vale mais a pena, fiquem aí mesmo. E com o tempo vcs vao descobrindo outras cidades, outros lugares e podem acabar indo pra um lugar que vcs nunca tinham ouvido falar antes... a vida é cheia de surpresas!
Parabéns pela conquista!

bjos,
Camila

Pat disse...

Uhuuuu!! Seremos vizinhas!

Bom, agora é só esperar o visto =)

Unknown disse...

Dejá vu!
Estas percepções são muito parecidas com as nossas,sabe. Virtualmente conhecemos as duas cidades e, de fato, Québec é meu paraiso; porem, Montreal parece nos oferecer a melhor acolhida. Estamos na mira de um bairro, mas os custos nos assutam um pouco para começar. Como temos um filho será mais compricado alugar um apto num bairro onde a escola seja boa. Esperamos que tudo ocorra conforme queremos. Outra coisa é a acessibilidade na UdeM. Para mim, será mais fácil.Tudo indica.
À proposito, nos conhecemos de algum lugar? Vocês são tão familiares! Pode ser que eu esteja muito lelé, se eu ver alguém na rua nunca mais esqueço seu rosto. TEnho que andar de olhos fechados para não ficar cansado. Eu lembro de tudo!
Abraço
Fabio

Rê e Thatá disse...

Caraaaaaa, tô louca para inaugurar esse apê e ajudar na mudança! Tenho certeza que a casinha vai ficar um charme só... afinal, eu já conheço os seus talentos ju! Muito bom estar acompanhando de perto (ao lado!) essa mais nova conquista! Vcs suuuper merecem! E vamos que vamos! Um passo de cada vez, mas sempre em frente.
Beijos amigos!